quinta-feira, 31 de maio de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Solenidade de Corpus Christi - Quinta-feira

Festa da Igreja - Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Festa do Corpo de Deus) (ofício próprio), Visitação de Nossa Senhora.
 
Evangelho (Mc 14,12-16.22-26)

Isto é meu corpo. Isto é meu sangue.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 14,12-16.22-26.

No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?"
Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: "Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: 'O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?' Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!" Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: "Tomai, isto é o meu corpo".
Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. Jesus lhes disse: "Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". Depois de terem cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
ESTE É O MEU CORPO - Celebrando hoje a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, somos convidados a refletirmos sobre a Aliança de Deus com a humanidade. Na liturgia, acompanhamos a Aliança de Deus com o povo do Antigo e do Novo Testamento; no Evangelho, por sua vez, está presente a Aliança nova e eterna de Deus, na qual os discípulos serão seus continuadores através do tempo e da história. Dessa forma, ao rezarmos a Eucaristia, somos convidados a refletirmos o compromisso que ela gera no cristão, e a consequente responsabilidade comunitária para com os irmãos e irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário