quarta-feira, 30 de maio de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho - Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mc 10,32-45)

Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,32-45.

Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará". Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". Ele perguntou: "Que quereis que eu vos faça?" Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!"
Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado".
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
ENTRE VÓS NÃO SEJA ASSIM - Durante o caminho a Jerusalém, Jesus deteve-se a ensinar seus discípulos sobre os desafios do seguimento, ressaltando que aqueles que perseverarem terão sua recompensa. Mas também Jesus se deparou com aqueles que são indiferentes aos seus conselhos, pois estão em busca apenas de seus próprios interesses, vendo em Jesus uma forma de alcançarem vantagens e privilégios. Assim percebemos que a Igreja, como continuadora da missão de Jesus, está para servir aos necessitados, e quem dela faz parte, também deve estar a serviço, e não buscando cargos ou status diante das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário