terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Terça-feira da 5ª semana do Tempo Comum

A Igreja recorda hoje a memória dos Santos Paulo Miki, Pedro Batista e companheiros, mártires, +1597, S. Gonçalo Garcia, religioso, mártir, +1597, Santa Doroteia, mártir, +320, S. Silvano, bispo, mártir, +238, S. Mateus Correa, presbítero, mártir, +1927, Santo Afonso Maria Fusco, presbítero, fundador, +1910, Santo Amando de Elnon, bispo, +679, Santo Ângelo de Furcio, religioso, +1327, S. Brinolfo Algotsson, bispo, +1317, Beato Francisco Spinelli, presbítero, +1913,S. Guarino de Palestrina, bispo, +1159.
 
Evangelho (Mc 7,1-13)

Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".
E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer'. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O PERIGO DA EXTERIORIDADE - Os fariseus e doutores da lei viviam de tradições, de ritualismos opressores que engessavam a relação com o sagrado e com as pessoas ao seu redor. Um dos grandes problemas, nas comunidades eclesiais, é o escrúpulo, equiparado ao fundamentalismo religioso. Se a religião não ajudar o homem a ser livre e praticar a verdade, nenhum ritualismo o fará, pois não é isso o que Deus quer. É preciso que a lei esteja a serviço da vida e da verdade. Jesus traz uma nova consciência, estabelecendo que as tradições só têm sentido se ajudam na salvação e na prática da misericórdia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário