quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Quarta-feira da 2ª semana da Quaresma

A Igreja recorda hoje a memória de: S. Torcato, bispo, séc. I; Beato Daniel Brottier, presbítero, +1936; S. Teófilo, bispo, +181; S. Romão, confessor, + 463
Santo Osvaldo, bispo, +992.

Evangelho (Mt 20,17-28)

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará".
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus, então, respondeu-lhe: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O EXEMPLO DO FILHO DO HOMEM - Jesus anuncia aos Apóstolos que, em Jerusalém, será entregue às autoridades, morrerá e ressuscitará. Esse episódio não é compreendido e tampouco aceito por eles. Nos dias de hoje, os cristãos ainda se comportam como os primeiros discípulos. Grande parte caminha com o Senhor, escuta sua palavra, mas não entende que a Boa-Nova passa pela cruz. Caminhar com Cristo supõe decisão e entrega sem olhar para trás. Precisamos evoluir em nossa fé para não sucumbirmos diante das dores. O Senhor nunca abandona os seus amigos e lhes propõe a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário