terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Terça-feira da 3ª semana da Quaresma

A Igreja recorda hoje a memória de S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, confessor, +1862; S. Leandro, bispo, +600. 
 
Evangelho (Mt 23,1-12)

Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A FALTA DE MISERICÓRDIA - Jesus critica fortemente as atitudes dos fariseus e doutores da Lei por sua incoerência de vida. Quem quiser entrar no Reino de Deus tem de ser servidor, e não superior. Deus gosta de quem se dispõe a promover a integridade dos seus filhos. Os que falam, mas não fazem serão julgados por sua conduta. Não vale a pena gastar a vida com falsidade. O bom exemplo é um trono de bênçãos e atrai a salvação. Crer é acolher com maturidade a Boa-Nova que Jesus oferece, sendo coerentes com a fé professada. Um bom cristão segue Cristo, a Verdade suprema, e sua autoridade está centrada na Palavra da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário