quarta-feira, 4 de julho de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 8,28-34)

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34.

Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: "Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?".
Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos".
Jesus disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A VITÓRIA SOBRE O MAL - No Evangelho, vemos Jesus, que expulsa os demônios que haviam possuído dois homens. Os demônios são lançados numa manada de porcos, e estes se lançam ao mar. Os porcos eram considerados animais impuros, e o fato de Jesus "enviar" os demônios aos porcos quer indicar que os demônios (o mal) estão na categoria deles, ou seja, o mal é impuro e por isso não pode se sobressair à bondade. Os demônios atormentavam e oprimiam os homens; portanto, a atitude de Jesus é de libertar e dar dignidade a esses homens que viviam aprisionados pelo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário