quarta-feira, 25 de julho de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 16ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira

A Igreja festeja hoje São Tiago Maior, apóstolo, mártir e Pescador de homens!

Evangelho (Mt 20,20-28)

Vós bebereis do meu cálice.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 20,20-28.

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda".
Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O EXEMPLO DO FILHO DO HOMEM - Novamente temos a oportunidade de celebrarmos a nossa vocação de discípulo, pois celebramos a festa do apóstolo Tiago. No Evangelho, temos a presença da mãe do apóstolo, que pede a Jesus um lugar de privilégio para seu filho. Com esse pedido, Jesus realiza uma reflexão sobre o discipulado, mostrando que no seguimento dele deve haver a gratuidade e disponibilidade para assumirem as dificuldades. Ao celebrar essa festa, vemos que o apóstolo Tiago compreendeu o verdadeiro seguimento, tornando-se grande missionário na Espanha e morrendo mártir, por anunciar o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário