quinta-feira, 14 de junho de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Quinta-feira da 10ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 5,20-26)

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Refletindo sobre o Evangelho:
A EXIGÊNCIA DA COMUNHÃO FRATERNA - O convite de Jesus é para a vivência da justiça, não uma justiça de julgamento na qual se encontram culpados e inocentes, mas uma justiça de dar a cada um aquilo que lhe é devido, sendo orientados pelo amor, e não por mesquinhez e partidarismos humanos. Nesse convite, compreende-se um distanciamento da obrigatoriedade de respeitar a lei de Deus como norma, e se passa a viver o amor como essência e fim último da lei divina. A justiça proposta por Jesus é a vivência do amor, que conduz à caridade com os irmãos e se torna geradora da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário