terça-feira, 28 de agosto de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Terça-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

A Igreja celebra hoje a memória de Santo Agostinho, Doutor da Igreja.

Evangelho (Mt 23,23-26)

Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,23-26.

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho:
CEGUEIRA E HIPOCRISIA - Jesus continua a criticar a atitude dos escribas e fariseus, que se apegam a detalhes, e não vivem o essencial. Na vivência da religião, cumprem todas as obrigações, mas deixam de viver a misericórdia e a fidelidade, indicando que não há amor. Assim vemos que a vida se torna apenas externa, com cumprimentos de tarefas, mas não se encontra valor naquilo que se vive. São atitudes vazias. O convite da liturgia é para preenchermos nossas atitudes com muito amor e muita vida, não sendo apenas ritualismos externos, mas reflexos de nosso interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário