segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Segunda-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Mônica - Esposa, Mãe e Viúva.
 
Evangelho (Mt 23,13-22)

Ai de vós, guias cegos!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'
Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
GUIAS CEGOS - Jesus, na construção do Reino, realiza pesadas críticas aos fariseus, chamando-os de hipócritas, mostrando a incoerência de vida deles, que, em vez de conduzir o povo ao céu, conduz ao inferno. O que incomodava em Jesus é que os fariseus e doutores da Lei se sentiam melhores que os outros e, por isso, sentiam-se no direito de julgar e ser incoerentes. Dessa forma, somos convidados e olhar nossa vida: como anunciamos e ajudamos na construção do Reino? Utilizamo-nos de influência, ou vivemos como irmãos que caminham juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário