segunda-feira, 5 de março de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Segunda-feira da 3ª semana da Quaresma

A Igreja recorda hoje a memória de Santo Adriano, mártir, +308; S. João José da Cruz, religioso, +1737; S. Lúcio I, Papa, +254; S. Teófilo, bispo, +195. 
 
Evangelho (Lc 4,24-30)

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção (Sl 129,5.7).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 4,24-30)

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio".
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O PROFETA REJEITADO - Jesus tem consciência de sua missão e da reação que provoca nas pessoas. Em sua região de origem, todos o conhecem, o que torna difícil crer nele. O anúncio da verdade é o tema-chave da missão de Jesus e, por isso, os ouvintes sentem-se ameaçados, pois não querem sair de seus ensinamentos preconceituosos. A Boa-Nova é o anúncio do amor que refaz o homem perdido pelo pecado e também é a denúncia de toda forma de rejeição, ao sagrado. Todo cristão firme na fé passa por essa rejeição, a começar na própria família. Não podemos abandonar Cristo nos momentos mais delicados. Evangelizar não é ter privilégios, mas entender a vida a partir do batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário