sábado, 10 de março de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho do Sábado da 3ª semana da Quaresma

A Igreja recorda hoje a memória de: Santos Mártires de Sebaste, +320, Santo Emiliano, pastor eremita, séc. VI, S. Macário de Jerusalém, patriarca, +335, Beatos Liberato de Weiss, Samuel Marzorati e Miguel Pio da Zerbo, presbíteros, mártires, +1716, Beata Maria Eugénia Milleret, religiosa, fundadora, +1898, Santa Anastacia.

Evangelho (Lc 18,9-14)

Honra, glória poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'.
O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'
Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A ORAÇÃO AGRADÁVEL A DEUS - Qual a oração agradável a Deus? A do publicano ou do fariseu? Do pecador ou do certinho? Para Deus, tem mais valor quem é humilde na oração, quem reconhece seu estado de miséria e busca com sinceridade a intimidade com o sagrado. O fariseu é a imagem de muitos cristãos que vivem de aparência e pensam que Deus os ouve porque fazem tudo correto. Deus vê constantemente nossos atos e nos dá a graça segundo a transparência de coração. O publicano representa os pobres de Javé que gritam por piedade e compaixão. São solidários com os justos e vivem a mansidão na fé. São os queridos por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário