quinta-feira, 8 de março de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Quinta-feira da 3ª da Quaresma


A Igreja recorda hoje a memória de S. João de Ávila, confessor, doutor da Igreja, +1569; S. João de Deus, religioso, fundador, +1550; S. Miguel Kosaki de Isco, terceiro franciscano, mártir, +1597.

Evangelho (Lc 11,14-23)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
Jesus expulsa o mal e devolve a voz ao mudo. Ele tem autoridade sobre os demônios que atacam as almas mais frágeis. Faz isso sem medo e em consonância com o Pai. Dá-nos o exemplo de como devemos proceder em relação aos inimigos. Infelizmente nos esquecemos que o poder de Cristo libertador está conosco e que também podemos expulsar o inimigo dos nossos corações. O Espírito que ungiu Jesus também nos ungiu. Basta ter fé e crer que, diante do mal, Jesus age em nós e nos comunica palavras geradoras de vida. Tudo o que fazemos para que Deus seja conhecido e amado, auxilia a colaborarmos com Cristo para a salvação do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário