segunda-feira, 29 de abril de 2019

No dia 29 de Abril a Igreja faz memória dessa jovem, que antes dos 33 anos de idade já era conselheira de Papas e Reis e fazia de sua vida um caminho para a construção do Reino de Deus.

Catarina de Sena, inspiração juvenil para o serviço na Igreja e na Sociedade!

Santa Catarina de Sena viveu no século XIV e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI em 1970. A época em que ela viveu foi penosa para a vida da Igreja e também para a sociedade como um todo. Nem por isso ela foi omissa, ou indiferente as difíceis situações da Igreja e do povo de Deus. Isso porque Deus suscita santos e santos ao despertar homens e mulheres do povo para a verdadeira conversão. Catarina de Sena era um deles. Você estaria disposto a deixar Deus te usar como ela?
Hoje, quase sete séculos depois de sua morte, Catarina ainda é um referencial para os cristãos, sobretudo para a juventude. Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Dessa forma, mesmo voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Quantos são os jovens e as jovens que pela adversidade da vida ou pela imposição dos novos tempos reprimem sua vocação ao trabalho específico da Igreja, deixando de assumir a vida religiosa ou o sacerdócio? Catarina mostra que mesmo sem ter uma vida consagrada a uma congregação, é possível viver plenamente o chamado de Deus para o serviço do povo e ainda mais, mostra que é possível fazer isso mesmo com pouca idade.
Sua vida foi extremamente curta, ela morreu com 33 anos de idade, sendo assim, todo seu empenho, trabalho e ação, na verdade, eram o empenho, o trabalho e a ação de uma jovem mulher, num período da história onde ser jovem e ser mulher garantiam apenas desprezo e indiferença, muitas vezes dentro da própria Igreja. Nesse contexto, ela viveu um amor apaixonado e apaixonante por Deus e pelo próximo. Lutou ardorosamente pela restauração da paz política e pela harmonia entre os seus concidadãos. Contribuiu para a solução da crise religiosa provocada pelos antipapas (nesse momento da história a Igreja que lidava com dois Papas, sofria uma triste cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão), fazendo com que Gregório XI voltasse a Roma. Embora analfabeta, ditava as suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde, ou seja, mesmo sendo jovem exercia toda a sua capacidade de cidadania, não sendo omissa diante das dificuldades dos outros que estavam ao seu redor. Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja de seu tempo. 
Catarina nos faz lembrar Clelia Merloni, que ainda jovem morria de amores por Deus e pela Igreja e que, mesmo em contexto diferente, dedicou toda a sua juventude para a construção do Reino de Deus. Deixemo-nos inspirar por essas jovens e santas mulheres, que não tiveram medo de assumir toda a responsabilidade que o amor a Jesus exige! Que Santa Catarina de Sena inspire a muitos jovens a buscarem fazer o que é vontade de Deus na Igreja, na política, na sociedade e principalmente na vida
Santa Catarina morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja". Oxalá nós tivéssemos a graça de partilhar desse mesmo amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário