domingo, 7 de abril de 2019

Comece a sua semana mais feliz meditando o Santo Evangelho do 5.º Domingo da Quaresma

Evangelho (Jo 8,1-11)

'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra'.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8,1-11

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?"
Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse: "Mulher, onde estão eles?" Ninguém te condenou?"
Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Então Jesus lhe disse: "Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
NÃO PEQUES MAIS - "Ninguém te condenou?". Respondeu ela: "Ninguém, Senhor". Disse-lhe então Jesus: "Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar".
Somos rápidos para atirar pedras, mas lentos ou até parados para acolher, compreender e perdoar. Olhamos os outros de cima para baixo; Deus se inclina e nos olha de baixo para cima… E, com esse olhar, ao contrário de nos condenar, devolve-nos a dignidade de filhos e filhas.
Neste dia, meu Senhor e meu Deus, peço-vos a graça da humildade, da verdade e da compreensão.
Dobrarei minha atenção para não julgar os outros pela aparência ou pelo "ouvir falar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário