terça-feira, 17 de outubro de 2017

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho - 3.ª feira da 28ª Semana do Tempo Comum - A Igreja recorda hoje a memória de Santo Inácio de Antioquia, bispo, mártir, séc. II


Evangelho (Lc 11,37-41)

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,37-41.

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: "Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 11, 37-41 
O Evangelho que nos é proposto para a reflexão a partir da liturgia de hoje é altamente questionador no que diz respeito à nossa fé e à nossa vivência religiosa. Para quem crê verdadeiramente, o importante não é a prática exterior, pois esta prática só encontra seu verdadeiro sentido quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, caso contrário, caímos na insensatez: celebramos o que não vivemos nem construímos, e revelamos valores que não são nossos, nem são importantes para nós. O Evangelho de hoje exige de nós coerência entre o que celebramos e o que vivemos, para que as nossas celebrações não sejam ritos vazios e estéreis, mas espírito e verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário