Evangelho (Jo 6,60-69)
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo (Jo 6,60-69)
Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem". Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai". A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?" Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
SENHOR, A QUEM IREMOS? Como de praxe, os judeus não compreendiam as palavras do Mestre, porque partiam do pressuposto de que Jesus não podia ser o Messias, já que o imaginavam como um rei forte que se apresentaria com a finalidade de expulsar os romanos de seu território. Também achavam um absurdo Jesus dizer "Desci do céu", pois sabiam de onde Ele era e conheciam seus pais. Suas indagações e dúvidas aumentaram quando Jesus lhes disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu". [...] Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,41-42.51.56). Neste trecho do Evangelho de hoje, lê-se que "Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: ‘Isto é muito duro! Quem pode admitir? [...] Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele". Com Pedro, digamos: "A quem iríamos nós? Só tu tens palavras de vida eterna".
Nenhum comentário:
Postar um comentário