sábado, 16 de dezembro de 2017

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho do Sábado da 2ª Semana do Advento

A Igreja recorda hoje a memória de Santo Eusébio, papa, mártir, +309; Santa Adelaide (ou Alice), imperatriz da Alemanha, +999; Beata Maria do Anjos, virgem, +1717; Santa Albina (ou Branca), mártir, séc. III; S. Valentim, mártir; Beato Guilherme de Fenol, monge; Beato Clemente Marchisio, presbítero, fundador, +1903.

Evangelho (Mt 17,10-13)

Elias já veio, mas não o reconheceram.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13.

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?" Jesus respondeu: "Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles". Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mt 17, 10-13 
O Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para Deus. Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus. Neste sentido, João Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário