Evangelho (Jo 3,1-8)
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,1-8
Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele".
Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus". Nicodemos disse: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?"
Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A CARNE E O ESPÍRITO - Jesus diz a Nicodemos: "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito". O Mestre nos ensina que o Espírito de Deus chama aqueles que se deixam tocar pela verdade. Nicodemos foi um dos judeus que se converteram e acreditaram que Jesus era Deus após terem presenciado o milagre da ressurreição de Lázaro (Jo 11,45); e disse a Jesus: "Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele". Nós também somos tocados continuamente pelas inspirações do Espírito Santo que mora dentro de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário