Evangelho (Jo 20,11-18)
'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20,11-18
Naquele tempo, Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".
Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
NÃO ME RETENHAS!
Maria Madalena é exemplo de pessoa que se converteu e que, uma vez convertida, conservou-se fiel à sua decisão. Podemos compará-la àquele ou àquela que encontra uma joia de imenso valor. Para adquiri-la, vende tudo o que tem. Eis como Jesus se expressa: "O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra" (Mt 13,45-46). As pérolas que encontra, mas que não satisfazem, são a procura desenfreada por dinheiro, o consumo compulsivo e desnecessário, e o egoísmo do coração que não divide coisa alguma com os outros, não ajuda ninguém e vive isolado da comunidade. Quando a pessoa se dá conta de que tudo isso não lhe satisfaz e toma conhecimento da felicidade do Reino do Amor, não o abandona mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário