Evangelho (Mt 28,8-15)
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 28,8-15
Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: "Alegrai-vos!" As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
Então Jesus disse a elas: "Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão". Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: "Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis".
Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
UMA FALSA EXPLICAÇÃO - Após Jesus ter ressuscitado Lázaro, "Os pontífices e os fariseus convocaram o conselho e disseram: Que faremos? Esse homem (Jesus) multiplica os milagres. Se o deixarmos proceder assim, todos crerão nele, e os romanos virão e arruinarão a nossa cidade e toda a nação... E desde aquele momento resolveram tirar-lhe a vida" (Jo 11,47-48.53). Assim, depois de terem aprisionado Jesus, incitavam o povo diante de Pilatos, para que este o condenasse à morte, alegando hipocritamente que não tinham poder para matá-lo. Depois que Jesus morreu na cruz, voltaram para a cidade, certos de que tinham sido vitoriosos sobre Ele. Mas, quando os soldados voltaram, contando que Jesus tinha ressuscitado, os pontífices e fariseus não viram outra solução senão subornar os soldados para que não contassem esse fato a ninguém, mostrando, mais uma vez, sua falta de caráter. Amemos sempre a verdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário