terça-feira, 19 de maio de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 6.ª Semana da Páscoa - Terça-feira

Evangelho (Jo 16,5-11)

Se eu não for, não virá até vós o Defensor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O ESPÍRITO E O MUNDO - Jesus nos revela que o maior pecado é não crer nele. Afirmar que acreditamos não basta! É preciso aceitarmos o Reino de Deus em nossa vida cotidiana. É muito comum ouvirmos algumas pessoas dizerem: "Sou católico, mas não sou praticante". Seria como dizer: "Estou no Reino do Amor, mas não amo (!). Para fazermos parte desse Reino, é preciso amarmos aos outros como a nós mesmos. O grande obstáculo ao amor é a ofensa. Saber compreender o erro do outro, lembrar-se de que, às vezes, também nós o ofendemos, ou a outros, pode nos ajudar a vencermos nosso orgulho e a perdoarmos a quem nos ofendeu. O maior argumento para o perdão é o que Jesus nos ensinou quando nos mandou rezar o Pai-Nosso: "Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam [...]. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso também os pagãos?" (Mt 6,12 e 5,46-47).

Nenhum comentário:

Postar um comentário