sexta-feira, 15 de maio de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 5.ª Semana da Páscoa - Sexta-feira

Evangelho (Jo 15,12-17)


Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
AMAR É DOAR-SE - Jesus nos veio anunciar que Deus é amor e deu-nos este mandamento novo: "amai-vos uns aos outros, como eu vos amo" (v. 12); e acrescenta-nos outra profunda reflexão: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos" (v. 13). Ora, Ele morreu em nosso lugar, a fim de que fosse reatada a Aliança de seu Pai conosco, interrompida pelo pecado original de nossos primeiros pais. Quando celebrou a Última Ceia, Jesus tomou o cálice com vinho e disse: "Tomai e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim" (Oração Eucarística II). Talvez, nunca morramos dando a vida por outra pessoa, mas podemos e devemos "gastar" nossa vida pelos outros. Assim nos ensinou Jesus: "Aquele que tentar salvar a sua vida, irá perdê-la. Aquele que a perder, por minha causa, irá reencontrá-la" (Mt 10,39). Quem se fecha em si mesmo e não se abre para os outros, prestando-lhes solidariedade, nunca será feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário