quarta-feira, 13 de maio de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 5.ª Semana da Páscoa - Quarta-feira

Evangelho (Jo 15,1-8)

Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda". Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
PERMANECEI EM MIM! 
No tempo de Jesus, o cultivo de oliveiras e videiras era muito abundante. Por isso, Ele, muitas vezes, comparava o Reino de Deus a tal cultivo. Jesus se apresenta como a videira, e a nós, como os ramos dela. A seiva que vem da videira alimenta os ramos, leva-os a florir e, a seu tempo, dar frutos. Jesus é a videira, nós, os ramos e a seiva é sua graça, que não nos pode faltar nunca, sob pena de não darmos frutos, secarmos e sermos jogados fora. Há o perigo de os galhos se separarem da videira, porque "O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira" (v. 4). Na vida espiritual, há a possibilidade de voltarmos a nos unir a Cristo pelo arrependimento de nossos pecados. O segredo para nos mantermos unidos a Cristo é rezar pedindo a Deus força para vencermos as tentações que nos querem separar dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário