Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34
Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: "Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?"
Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos".
Jesus disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A VITÓRIA SOBRE O MAL - O texto do Evangelho de hoje traz uma mensagem de libertação da opressão e da dominação. Há certa semelhança entre o afogamento dos porcos, do texto de hoje, e o dos cavalos do faraó, que se afogaram quando os judeus fugiam do Egito. Após essa demonstração concreta do Senhor em favor de seu povo, Moisés assim cantou: "O Senhor é o herói dos combates, seu nome é Iavé. Lançou no mar os carros do faraó e o seu exército; a elite de seus combatentes afogou-se no Mar Vermelho" (Ex 15,3-4). Agora comparemos o texto do Êxodo ao do Evangelho: "Os demônios imploraram a Jesus: 'Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos.' – 'Ide' – disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante, toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas" (vv. 31-32). Coincidentemente, os judeus chamavam os estrangeiros de "porcos" (cf. Mt 15,27).
Nenhum comentário:
Postar um comentário