terça-feira, 14 de julho de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 15.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Mt 11,20-24)

No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,20-24

Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
IMPENITÊNCIA CENSURADA - Jesus pregou sua doutrina de amor em diversas cidades da Palestina, confirmando com numerosos milagres sua procedência divina. Em algumas delas, no entanto, seus moradores não se arrependeram de sua violência e, ao escutarem seus ensinamentos, muitos discordavam dele, por exemplo quando afirmou: "Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e eu nele [...]. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim." (Jo 6,54.57). "Muitos de seus discípulos, ouvindo-o, disseram: 'Isto é muito duro! Quem o pode admitir?' [...] Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele" (Jo 6,60-66). Nós também abandonamos o Mestre quando nossa fé é da boca para fora, sem obras: "De que aproveitará, irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tiver obras?" (Tg 2,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário