Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34
Naquele tempo, um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes".
O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". Jesus viu que tinha respondido com inteligência, e disse: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O PRIMEIRO DOS MANDAMENTOS - Um escriba que ouvira Jesus falar, vendo que Ele lhe tinha respondido bem, indagou-o: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" (v. 28). Queria, assim, pegar Jesus em falta contra as mais de 600 regras que deveriam ser observadas pelos judeus, principalmente aos sábados. Jesus lhe respondeu, em resumo, que o primeiro mandamento da Lei é amar a Deus sobre todas as coisas, e acrescentou que o segundo é amar o próximo como a si mesmo. Por que falou assim? Porque o cumprimento do primeiro sem o segundo não nos leva a Deus. Suponhamos que temos de atravessar um rio em uma canoa e que esta tem dois remos, um chamado "Amor a Deus" e o outro, "Amor ao Próximo". Remando-se só com um, ter-se-á o barco dando voltas. Apenas com os dois, conjuntamente, chegar-se-á à outra margem, o Céu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário