segunda-feira, 8 de junho de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 10.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Mt 5,1-12)

Bem-aventurados os pobres em espírito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
OS BEM-AVENTUDADOS -Hoje, somos convidados a meditar sobre um conhecido discurso feito por Jesus, dirigido aos pobres, doentes, mulheres e crianças nos três anos de sua vida pública. É um resumo das mensagens que destinou a esse grupo, que era desprezado pelos judeus, além de ser considerado impuro, devido a uma errada interpretação da Lei mosaica. Nosso Salvador se apresenta a eles como libertador da opressão que sofriam, valorizando-os e estimulando-os a terem ânimo forte para enfrentarem o desamor de seus patrícios. Nós somos convidados por São Mateus a seguirmos o sentimento de amor e respeito por esses preferidos de nosso Mestre. Dar esmolas aos necessitados é louvável, mas não é suficiente. Temos de fazer tudo o que nos é possível para que saiam daquela situação, desde lutar por leis mais justas que os favoreçam até dar atenção a eles como pessoas que são: iguais a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário