segunda-feira, 15 de junho de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Mt 5,38-42)

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A VIOLÊNCIA SUPERADA - Duas lições são aqui apresentadas pelo nosso Salvador. A primeira é sobre a violência. O revide, muitas vezes camuflado como defesa da honra, acaba com a oportunidade de se chegar a bom termo. A verdadeira honra é quebrar o espiral da violência. A calma desarma o agressor. Costuma-se dizer: "Duro com duro não faz bom muro!".Pagar o mal com o bem é nossa obrigação de cristãos. Quando, porém, nada se puder fazer, sigamos a atitude de nosso Salvador quando foi preso: "Um dos guardas presentes deu uma bofetada em Jesus" [...] "Replicou-lhe Jesus: 'Se falei mal, prova-o, mas se falei bem por que me bates?'" (Jo 18,22-23). A outra lição do Evangelho de hoje é o desprendimento. Além de ser uma atitude sensata, inesperada, às vezes, exige de quem o faz desapego das próprias coisas. Quantas brigas em nossas casas porque pegaram algum objeto nosso! Há uma fase na infância em que as crianças são ciosas de seus brinquedos e brigam com os irmãos por causa deles. Infelizmente, há adultos que não amadureceram e continuam crianças em seu egoísmo doentio! Como é difícil dar a quem nos pede e não nos desviarmos daquele que nos vem pedir emprestado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário