sábado, 6 de junho de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 9.ª Semana do Tempo Comum - Sábado

Evangelho (Mc 12,38-44)

Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 12,38-44

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação".
Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: "Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A GENEROSIDADE LOUVADA - Os escribas queriam mostrar diante do povo como eram observadores da Lei de Moisés. Por isso, chamavam atenção sobre si: roupas compridas, cumprimentos, primeiros lugares, longas orações e exploração das viúvas, sob pretexto de abençoarem suas casas com longas orações. Ora, a doutrina de Jesus era bem diferente: "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles". Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens [...] "Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará" (Mt 6,1-2.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário