segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 20.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Mt 19,16-22)

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,16-22

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: "Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". O homem perguntou: "Quais mandamentos?" Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo".
O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?" Jesus respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
FALTA-TE ALGO!
Podemos pensar que os ricos não podem ser discípulos de Jesus, mas isso não é verdade. Entre os discípulos do Mestre, havia ricos, como era o caso de São Mateus, assim como de Zaqueu. Mas, então, porque aquele jovem não pôde ser admitido entre seus discípulos? Voltemos ao caso de Zaqueu. Ele já tinha ouvido Jesus falar como era difícil entrar no Reino dos Céus. (cf. Mt 19,23); deixou-se tocar pela graça de Deus e aceitou receber a visita de Jesus. Esse homem disse ao Mestre na frente de todos: "'Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém restituirei quatro vezes mais'. Diante dessa conversão, Jesus lhe disse: 'Hoje entrou a salvação nesta casa'" (cf. Mt 19,23). O que faltou àquele jovem foi aceitar dividir sua fortuna com os pobres…

Nenhum comentário:

Postar um comentário