Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,15-20
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
CORREÇÃO FRATERNA - Corrigir os outros exige muita humildade e caridade daquele que o faz, conforme diz São Paulo: "Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos" (1Cor 12,31). Jesus nos recomenda nunca corrigirmos o irmão na frente dos outros! Por quê? Porque é grande falta de caridade chamar a atenção em público, e, além disso, o resultado pode ser contraproducente. Ademais, que autoridade teremos nós se não estivermos dando exemplo daquilo que pretendemos corrigir em nosso irmão? Jesus nos avisou: "Por que olhas a palha que está no olho de teu irmão e não vês a trave que está no teu?" (Mt 7,3). Nem sempre o que julgamos ser erro é, de fato. As intenções de cada um só Deus conhece. Por isso, Jesus nos aconselha a chamarmos outra pessoa que nos acompanhe, pois corrigir os que erram é uma das obras de misericórdia espirituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário