quarta-feira, 27 de junho de 2018

Tomemos cuidado com a falsidade do mundo!

A Palavra de Deus tem o poder de depurar e purificar tudo aquilo que tomou conta deste mundo, que não é autêntico. "Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes" (Mateus 7,15).
A grande advertência de Jesus para nós, no Evangelho de hoje, é cuidarmos daquilo que é falso. Existe falsificação em tudo, há falsos profetas, falsas profecias, falsas palavras, ensinamentos e ditados. Estamos em um mundo falseado e falsificado.
Precisamos ter cuidado com aquilo que não é autêntico nem verdadeiro, com aquilo que não edifica nem constrói. A questão é que, num primeiro momento, não temos a sabedoria, porque nos deixamos levar por coisas falsas, acostumamo-nos a comprar coisas que pareciam boas, mas não eram, a comprarmos coisas enganosas como se fossem certas. Acostumamo-nos a falar coisas erradas para as pessoas, ensinar coisas erradas como se fossem certas. No mundo em que vivemos, parece muito comum usar o errado e o falso como se fossem corretos e verdadeiros.
A Palavra de Deus tem o poder de depurar e purificar tudo aquilo que tomou conta desse mundo que é falso, que não é autêntico. Precisamos deixar que a Palavra de Deus realize isso na nossa vida e no nosso coração.
O Evangelho de hoje não é para ficarmos dizendo: "Olha aquele profeta, aquele pregador, aquele de outra religião, é um falso profeta". O Evangelho de hoje é um apontamento para termos cuidado com tudo que é falso no nosso meio, na igreja em que frequentamos, no mundo em que estamos, nas relações que estabelecemos e para além de nós.
Papa Francisco tem me chamado bastante a atenção sobre a realidade das Fake News, e aqui não quero me referir somente às Fake News do mundo político, que é uma preocupação do mundo em que estamos. Existem muitas Fake News no mundo cristão, e no mundo católico, nem se diga! São pessoas de igreja, de grupos que não têm muita moderação, muita reflexão no que fazem, e simplesmente pegam as coisas e vão repassando. Se recebe uma coisa que parece bonita, bombástica ou profunda demais, você não reflete, não sabe de onde vem, quem mandou, quem fez.
Não é só porque a pintura é bonita ou porque o desenho está bem feito, porque tem o nome do padre tal, do fulano tal, que significa que aquilo é autêntico.
O mundo de hoje é o mundo da velocidade, e hoje a velocidade do que é falso é, mais do que nunca, espalhado. O mundo vai dar conta do mundo, mas o problema é que nós cristãos estamos tendo atitudes mundanas quando permitimos que, por meio de nós – seja pela nossa boca, pelo uso das nossas redes sociais – espalhe o que é falso, o que não é correto e mentiroso.
Cuidado com os falsos profetas, cuidado com as falsas profecias, cuidado com as coisas falsas que nós recebemos e espalhamos como se fossem verdade, pois para recolhermos não damos conta!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário