sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Sexta-feira antes da Epifania

A Igreja recorda hoje a memória de S. Eduardo, o Confessor (rei da Inglaterra); de S. João Nepomuceno Neumann, +1860,S. Gerlach de Houthem, eremita, +1170, S. Telésforo, papa, mártir, +136,S. Simeão Estilita, confessor, +459, Santa Amália, mártir, sec. III, São Carlos Houben, presbítero, +1893, Beato Diogo José de Cadix, presbítero, +1801.

Evangelho (Jo 1,43-51)

Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor, pois hoje desceu grande luz sobre a terra.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: "Segue-me". Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi".
Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
Hoje temos o chamado de dois novos discípulos que acontece por meio do contágio da presença de Jesus: Filipe e Natanael. Filipe, sendo da cidade de André e de Pedro, primeiro deve ter ouvido o testemunho destes dois irmãos e depois encontrou-se com Jesus que o chamou. Este, por sua vez, vai ao encontro de Natanael e lhe comunica a boa notícia. Em um primeiro momento Natanael se aproxima por curiosidade, mas depois de ouvir o Mestre, ele mesmo tomou a sua decisão. Precisamos ir até Jesus, mesmo com nossas fraquezas, ouvir sua Palavra e permitirmos que Ele nos plenifique com sua verdade. Reserve um tempo a sós com o Mestre e deixe-se envolver por seu amor e misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário