quinta-feira, 26 de março de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 4.ª Semana da Quaresma - Quinta-feira

Evangelho (Jo 5,31-47)

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,31-47

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: "Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O PAI DÁ TESTEMUNHO DE JESUS - Jesus se defende das acusações que os fariseus lhe dirigiam por desobedecer, segundo eles, à Lei mosaica, pois fazia milagres em dia de sábado. Depois de lembrar-lhes o testemunho que João Batista dera sobre Ele, Jesus demonstra que está com o Pai: "Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou". Os fariseus até aceitavam que Deus estivesse com Jesus, porque – raciocinavam – "como poderia fazer esses milagres se Deus não estivesse com Ele?". Contudo, o orgulho e a inveja os cegavam e não deixavam que eles aceitassem o testemunho de Jesus. Será que, conhecendo os milagres que o Senhor faz, acreditamos que Ele é Deus? Muitas vezes, parece que não. Basta observarmos como tratamos os nossos irmãos mais humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário