Anúncio do evangelho (Lucas 4: 24-30)
Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,24-30
E acrescentou: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua terra natal". "Em verdade vos digo que havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e seis meses, e houve grande fome em todo o país; E nenhum deles foi enviado a Elias, senão a uma viúva de Sarepta, de Sidom. E havia muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, exceto Naamã, o sírio".
Ao ouvir essas coisas, todos na sinagoga ficaram cheios de raiva; E levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram a uma altura íngreme da montanha em que sua cidade fora construída, para derrubá-lo. Mas ele, passando por eles, foi embora.
Palavra de Salvação.
Glória a você, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O PROFETA REJEITADO - Jesus, depois de algum tempo em territórios estrangeiros, voltou à sua terra natal. Sentindo-se à vontade na Sinagoga, leu um trecho do livro de Isaías, sobre a maneira como seria o Messias, e, então, revelou que aquela profecia se referia a Ele próprio. A princípio, "Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca". Os fariseus, porém, cheios de inveja, perguntavam: "Não é este o filho de José?" (v. 22), e, após isso, expulsaram-no daquela aldeia com violência. Sua expectativa era a de que o Messias fosse rico, com exército, palácio etc... O Mestre, então, citou-lhes trechos do Antigo Testamento nos quais se lia que os estrangeiros tinham recebido a Palavra de Deus muito mais depressa que os israelitas que se convertiam. Acontece, também em nossos dias, fatos semelhantes. Muitos ateus, por exemplo, ajudam mais depressa os necessitados do que nós, seguidores de Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário