Evangelho (Mt 5,17-19)
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas". Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
GRANDE E PEQUENO NO REINO - Jesus era um judeu completo, cumpridor da Lei de Moisés, desde pequeno. Maria Santíssima, sua Mãe, e São José davam-lhe o exemplo, cumprindo tudo o que a Lei mandava. Assim, concluído o tempo de purificação de Nossa Senhora, Jesus foi apresentado ao Templo para ser oferecido ao Senhor, conforme mandava a Lei a respeito dos primogênitos. Em seguida, seus pais ofereceram um sacrifício para poder resgatá-lo, e todos os anos subiam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Jesus, em todas as cidades em que havia Sinagoga, dirigia-se até lá, recitando os salmos e ouvindo as explicações que os levitas faziam sobre o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e os Profetas. O que, porém, diferenciava-o dos fariseus era o cumprimento humano da Lei, e não a obediência ao pé da letra, conforme eles faziam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário