terça-feira, 31 de março de 2020
#minisermao (31/03/20)
Diante da tentação de tornar-se mundano, Jesus nos oferece as coisas do Alto. Sempre temos esta lei da gravidade, que nos puxa para a Terra, para as coisas, para os bens, achando que, no dinheiro, encontraremos a salvação. E sabemos que não é assim. Se o nosso corpo tende para a Terra, nossa alma tem saudades do Céu. E Jesus fala o tempo inteiro das coisas do Alto, das coisas do Pai e, muitas vezes, nós não entendemos o tesouro que ele nos oferece na Eucaristia, na sua Palavra, nos Sacramentos, na oração, no silêncio. É possível viver o Céu aqui na Terra quando recebemos o Espírito de Jesus em nossos corações (Jo 8,21-30).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 5.ª Semana da Quaresma - Terça-feira
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,21-30
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: "Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir". Os judeus comentavam: "Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?"
Jesus continuou: "Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados".
Perguntaram-lhe pois: "Quem és tu, então?" Jesus respondeu: "O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo". Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado". Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
EU SOU - Com Jesus, digamos: "Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é de seu agrado". Pelo Batismo, fomos enviados por Deus para uma missão: levar a nossa fé aos irmãos, a fim de que o mundo à nossa volta mude. Pode nos parecer impossível, mas não podemos nos esquecer de que, sozinhos, nada poderemos realizar. Deus não nos deixa sós! Entretanto, há uma condição: que façamos sempre o que é de seu agrado! Isso implica obedecer aos seus Mandamentos. Por sua morte na Cruz, Jesus nos deu a salvação. Agora, somos convidados a fazer a nossa parte: buscar a nossa salvação e a dos irmãos – mais do que por palavras, por ações! Costuma-se dizer que o exemplo vale mais do que mil palavras. Oremos a Jesus Crucificado para que nos dê a força da decisão.
segunda-feira, 30 de março de 2020
#minisermao (30/03/20)
Existem debates em que é preciso mudar o foco para não cair em um confronto inútil. Jesus superava a lógica do olho por olho e dente por dente, instaurando o olho no olho e um olhar sorridente. Mas, naquele dia, diante da maldade dos fariseus, que surpreenderam a mulher em adultério e queriam apedrejá-la, Jesus, simplesmente, lhes disse: "Quem de vós não tem pecado, atire a primeira pedra". E, ali, tirou o olhar deles e até da mulher, e fez algo inusitado: começou a escrever no chão. O que ele teria escrito? Não seria a lista dos pecados daqueles homens que estavam em torno da mulher? Que eram mais pecadores que ela? E, diante disso, um depois do outro, eles foram embora. E Jesus acolheu a pecadora com misericórdia (Jo 8,1-11).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 5.ª Semana da Quaresma - Segunda-feira
Evangelho (Jo 8,1-11)
'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra'.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8,1-11
Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?" Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. Então Jesus se levantou e disse: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Então Jesus lhe disse: "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
UM JULGAMENTO FRUSTRADO - O episódio do julgamento frustrado da mulher flagrada em adultério chama a atenção para o tipo de juízo a que Jesus será submetido, chegando até ser condenado à morte. A malícia e a hipocrisia que condenaram a mulher haveriam de recair também sobre Jesus. Os mestres da Lei e os fariseus, ao surpreenderem a mulher em adultério, conheciam perfeitamente a providência a ser tomada. Aliás, eles mesmos se confessaram conhecedores da Lei, a qual ordenava a lapidação imediata das adúlteras. Portanto, não tinha sentido interrogar Jesus a este respeito. O que os adversários visavam era colher provas contra ele, saídas de sua própria boca. De fato, quem estava sendo julgado era Jesus, não a mulher adúltera.
O gesto sereno do Mestre, apesar da insistência de seus inquisidores, foi uma clara demonstração de que ele não os temia. Continuou a escrever no chão. Depois, ergueu-se para confrontá-los com uma pergunta fulminante: "Quem de vocês não tiver pecado, seja o primeiro a apedrejar esta mulher!". Então, toda a malícia de seus adversários ficou patente, pois foram se retirando, um por um, a começar pelos mais velhos. É porque não tinham moral para julgar a adúltera, e muito menos para julgar Jesus. Que tratassem de se corrigir, antes de se arvorarem em juízes do próximo!
A mulher teve Jesus para defendê-la da malícia e da hipocrisia dos seus acusadores. Quanto a Jesus, haveria de ser condenado por pecados que não cometeu.
quinta-feira, 26 de março de 2020
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 4.ª Semana da Quaresma - Quinta-feira
Evangelho (Jo 5,31-47)
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,31-47
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: "Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O PAI DÁ TESTEMUNHO DE JESUS - Jesus se defende das acusações que os fariseus lhe dirigiam por desobedecer, segundo eles, à Lei mosaica, pois fazia milagres em dia de sábado. Depois de lembrar-lhes o testemunho que João Batista dera sobre Ele, Jesus demonstra que está com o Pai: "Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou". Os fariseus até aceitavam que Deus estivesse com Jesus, porque – raciocinavam – "como poderia fazer esses milagres se Deus não estivesse com Ele?". Contudo, o orgulho e a inveja os cegavam e não deixavam que eles aceitassem o testemunho de Jesus. Será que, conhecendo os milagres que o Senhor faz, acreditamos que Ele é Deus? Muitas vezes, parece que não. Basta observarmos como tratamos os nossos irmãos mais humildes.
terça-feira, 24 de março de 2020
#minisermao (24/03/20)
Deus pode fazer por você o que ninguém conseguiu, nem mesmo você. Lembre-se daquele homem que ficava sentado em Jerusalém, na piscina de Betesda, procurando a sua vez de entrar na água quando ela se mexia. O primeiro que entrasse seria curado. Mas ele não conseguia, porque era paralítico. Não conseguia se movimentar. E estava ali há 38 anos esperando a ajuda de alguém, mas era cada um por si. Mas Deus é por você! Jesus não ajudou o homem a entrar na água, mas, simplesmente, ele disse: "Levanta-te, pega a tua cama e anda"! E, no mesmo instante, o homem ficou curado (Jo 5,1-16).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 4.ª Semana da Quaresma - Terça-feira
Evangelho (Jo 5,1-16)
No mesmo instante o homem ficou curado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". Jesus disse: "Levanta-te, pega tua cama e anda". No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'". Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda'?" O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
COLABORANDO COM O PRÓXIMO - Como o Coração de Jesus é misericordioso! Ele comove-se por ver aquele doente que precisava da cura e pergunta-lhe: "Queres ficar curado?". Pode-nos parecer desnecessária tal pergunta, porque era o que aquele homem mais queria; mas Jesus quer avivar-lhe a fé, e, após a resposta afirmativa, não faz o doente descer à água, mas lhe restitui a saúde. Por seu poder divino, não cura apenas o corpo desse homem, mas, também, sua alma: "Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: 'Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior'". Jesus nos conhece profundamente, conhece os anseios de nosso coração e os desejos mais íntimos que acalentamos, e, mesmo assim, faz questão de que lhos apresentemos com toda a confiança, como filhos para com um Pai amorosíssimo!
quarta-feira, 18 de março de 2020
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 3.ª Semana da Quaresma - Quarta-feira
Evangelho (Mt 5,17-19)
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas". Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
GRANDE E PEQUENO NO REINO - Jesus era um judeu completo, cumpridor da Lei de Moisés, desde pequeno. Maria Santíssima, sua Mãe, e São José davam-lhe o exemplo, cumprindo tudo o que a Lei mandava. Assim, concluído o tempo de purificação de Nossa Senhora, Jesus foi apresentado ao Templo para ser oferecido ao Senhor, conforme mandava a Lei a respeito dos primogênitos. Em seguida, seus pais ofereceram um sacrifício para poder resgatá-lo, e todos os anos subiam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Jesus, em todas as cidades em que havia Sinagoga, dirigia-se até lá, recitando os salmos e ouvindo as explicações que os levitas faziam sobre o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e os Profetas. O que, porém, diferenciava-o dos fariseus era o cumprimento humano da Lei, e não a obediência ao pé da letra, conforme eles faziam.
segunda-feira, 16 de março de 2020
CERCO DE JERICÓ
Não deixe Jesus ficar sozinho, programe-se e venha participar do Cerco de Jericó.
Vamos rezar para Deus nos fortalecer e nos livrar da peste perniciosa...
#minisermao (16/03/20)
Quando sofrer uma ameaça, procure seguir seu caminho sem dar atenção ao agressor. Naquele dia, o povo de Nazaré agrediu Jesus porque ele falou a verdade. Ele não enfrentou aqueles homens com raiva, ele não enfrentou a fúria. Passou no meio deles e não olhou para trás. Não dê atenção demais ao mal, ele pode contagiar seu coração e deixar você furioso também, e entrar na lógica do "dente por dente, olho por olho". Não! Sorridente, olho no olho, passe no meio dele! Não olhe para trás! A mulher, na Bíblia, que olhou para trás, virou uma estátua de sal. Não seja salgado! Mantenha a sua doçura! Diante das agressões e das ameaças, siga o seu caminho e será feliz (Lc 4,24-30)! Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 3.ª Semana da Quaresma - Segunda-feira
Anúncio do evangelho (Lucas 4: 24-30)
Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,24-30
E acrescentou: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua terra natal". "Em verdade vos digo que havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e seis meses, e houve grande fome em todo o país; E nenhum deles foi enviado a Elias, senão a uma viúva de Sarepta, de Sidom. E havia muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, exceto Naamã, o sírio".
Ao ouvir essas coisas, todos na sinagoga ficaram cheios de raiva; E levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram a uma altura íngreme da montanha em que sua cidade fora construída, para derrubá-lo. Mas ele, passando por eles, foi embora.
Palavra de Salvação.
Glória a você, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O PROFETA REJEITADO - Jesus, depois de algum tempo em territórios estrangeiros, voltou à sua terra natal. Sentindo-se à vontade na Sinagoga, leu um trecho do livro de Isaías, sobre a maneira como seria o Messias, e, então, revelou que aquela profecia se referia a Ele próprio. A princípio, "Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca". Os fariseus, porém, cheios de inveja, perguntavam: "Não é este o filho de José?" (v. 22), e, após isso, expulsaram-no daquela aldeia com violência. Sua expectativa era a de que o Messias fosse rico, com exército, palácio etc... O Mestre, então, citou-lhes trechos do Antigo Testamento nos quais se lia que os estrangeiros tinham recebido a Palavra de Deus muito mais depressa que os israelitas que se convertiam. Acontece, também em nossos dias, fatos semelhantes. Muitos ateus, por exemplo, ajudam mais depressa os necessitados do que nós, seguidores de Cristo!
segunda-feira, 9 de março de 2020
#minisermao (10/03/20)
Estude o que os mestres ensinam, leia os livros, mas siga somente o que os sábios praticam! As palavras podem comover, os discursos podem emocionar, mas apenas os testemunhos, os exemplos podem mover, podem transformar. Mestre é aquele que sabe o que não sabe e procura saber sempre mais. Mestre, de verdade, é aquele que pratica antes de ensinar. Sua teoria é fecundada pela sua prática. Quando seguimos os mestres do discurso, podemos naufragar como eles; mas, quando seguimos os sábios do exemplo, atingimos a meta (Mt 23,1-12)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 2.ª Semana da Quaresma - Segunda-feira
Evangelho (Lc 6,36-38)
Perdoai e sereis perdoados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
PERDOAR E SER PERDOADO - Tomemos para reflexão apenas a primeira frase: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso". A propósito deste versículo, Jesus nos deixou uma parábola muito esclarecedora. Ela está no capítulo 18, versículos 23-35, do Evangelho de São Mateus.Ele nos conta que um homem perdoou uma grande dívida de seu empregado após este lhe pedir insistentemente que lhe desse um prazo para pagar o que devia. Diz assim o texto sagrado: "Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida" (v. 27). Saindo dali, aquele homem encontrou um companheiro de trabalho que lhe devia uma pequena quantia e que também lhe pedia um prazo para saldar a dívida. Mas o credor não lhe perdoou. Quando soube disso, o patrão o chamou de volta e disse-lhe: "Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?". Após ter contado essa parábola aos discípulos, Jesus revelou- lhes seu sentido: "Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo o coração".
Assinar:
Postagens (Atom)