sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

O Senhor é minha luz e salvação.

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 04/12/2020

04/12/2020 - Sexta - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (04/12/20)

Evite alimentar conversas privadas em público! Tudo tem seu grau de intimidade. Veja, por exemplo, aquele dia em que dois cegos gritavam atrás de Jesus: "Tem piedade de nós, Filho de Davi!" Eles queriam uma conversa ao pé do ouvido. E Jesus esperou que entrassem na casa, junto com Ele; e então, de maneira íntima, privada, perguntou: "O que eu posso fazer por vocês? Vocês acreditam que eu posso curar"? E eles responderam: "Sim, Senhor"! E, então, de maneira muito íntima, Jesus tocou nos seus olhos e disse: "Faça-se conforme a vossa fé"! E os olhos se abriram e eles foram curados e, ainda mais, Jesus disse: "Tomem cuidado para que ninguém fique sabendo!" Mas eles não entenderam a lição da privacidade e saíram espalhando a fama de Jesus por toda a região. Entenda os valores da intimidade (Mt 9,27-31). 
Pe. Joãozinho, scj

1ª Semana do Advento - Sexta-feira

Evangelho (Mt 9,27-31)

Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31

Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: "Tem piedade de nós, filho de Davi!" Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: "Vós acreditais que eu posso fazer isso?"
Eles responderam: "Sim, Senhor". Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: "Faça-se conforme a vossa fé". E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: "Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo". Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
A CURA PELA FÉ - Talvez ainda não estejamos nos preparando bem para a chegada do Menino Deus. Pode ser que já estejamos adquirindo os ingredientes para a ceia de Natal e inclusive comprado roupas novas para a família e presentes para nossos amigos, quando o que importa é que a manjedoura de nosso coração esteja limpa, e tenhamos tirado toda a sujeira do pecado. Às vezes, porém, estamos cegos para a luz de Cristo, cegos para acertar o passo pelo caminho de Jesus. Então precisamos insistir em nossas humildes preces que Ele abra nossos olhos para compreendermos que, sem isso (que é o mais importante), ceia, roupas e presentes não têm nenhum sentido. Quando pedimos perdão de nossos pecados, não calando a voz de nossa consciência (que é a voz de Deus), e confessamo-nos, limpando nossa alma da sujeira do pecado, então, sim, poderemos espalhar por toda parte nossa satisfação. Cearemos com a família e os amigos, e trocaremos presentes, com uma alegria que nasce do nosso íntimo, pois o Menino Jesus terá nascido em nossos corações!

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Eis a tenda de Deus, no meio do povo!

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 27/11/2020

27/11/2020 Sexta - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (27/11/20)

O discernimento é uma virtude essencial para viver bem. Aprenda a discernir! Converse com os mais idosos, procure descobrir como é que eles tomam uma boa decisão! Não é natural decidir bem, decidir de modo correto. Não nascemos com o discernimento! É a vida que ensina a viver. E existem critérios de discernimento. Nós sabemos discernir os sinais do tempo, sabemos quando chega o verão, quando chega o inverno, quando vai chover, quando aquela árvore vai florescer ou quando o fruto vai amadurecer. Tudo isso é um discernimento. Assim como discernimos os sinais do tempo, precisamos discernir os sinais dos tempos quando Deus nos ensina por onde levar a nossa vida (Lc 21,29-33).Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 34.ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira

Evangelho (Lc 21,29-33)

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,29-33

Naquele tempo, Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
PALAVRA IRREVOGÁVEL - O Reino de Deus está perto de nós quando, usando nossa liberdade, resolvemos nos abrir à sua Palavra. Jesus nos garante: "Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (v. 33). A Palavra de Deus tem uma força tão grande que, não obstante nós a lermos várias vezes, sempre nos apresenta ideias novas, visando à nossa conversão. O profeta Isaías diz: "Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito" (Is 55,10-11). Quando a lemos ou ouvimos, sempre há alguma mensagem que nos toca o coração. Sobre ela devemos meditar, aplicando-a a nós. Brotam, em seguida, os propósitos que queremos fazer; mas, para que estes sejam eficazes, isto é, para que os levemos para a vida diária, é indispensável que, antes, peçamos as bênçãos a Deus, de quem vem toda a graça, a fim de que tenhamos força para fazermos, de fato, o que lhe prometemos. Antes de nos deitarmos, façamos um exame de consciência para verificar se estamos sendo fiéis ao que prometemos ao Senhor.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

A salvação de quem é justo vem de Deus!

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 10/11/2020

Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia 10/11/2020 - Terça

#minisermao (10/11/20)

Não faça o bem esperando retribuição. O amor de verdade é gratuito. Quando não há esta graça nos gestos de amor, esperamos um pagamento. Todo gesto de bem acaba tendo um preço! E se não somos bem pagos com elogios e, às vezes até com dinheiro, ficamos frustrados e, então, reclamamos. Isso não é amor, é uma troca apaixonada, é um comércio! Deus nos amou de graça quando ainda éramos pecadores, e precisamos amar como Deus amou, gratuitamente, por meio do serviço até àqueles que não nos amam (Lc 17,7-10). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 32.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Lc 17,7-10)

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,7-10

Naquele tempo, disse Jesus: "Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?' 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
SOMOS SERVOS INÚTEIS - Todas as parábolas que Jesus nos deixou têm a finalidade de fazer-nos entender melhor a natureza do Reino de Deus. Portanto, é natural que algumas delas tenham conteúdos que, naquela época, eram mais bem entendidos por aquele povo. Os "servos", na verdade, eram escravos, tratados de uma maneira completamente diferente dos empregados de hoje. A intenção de Jesus era nos dar uma lição de humildade. Todos temos uma missão, a qual devemos desempenhar, fazendo render o talento que Deus nos confiou e do qual lhe teremos de prestar contas. Ocorre que, quando constatamos que os resultados estão sendo bons, podemos nos encher de orgulho e julgar que o sucesso veio de nossas forças. Há pessoas que, em situações como essa, acham que não precisam mais de Deus e que podem caminhar sozinhas, com as próprias pernas. Ora, nada podemos fazer de bom a não ser pela força do Senhor. Quando nos "desligamos" dele, o resultado é catastrófico. É por isso que Jesus nos diz no Evangelho: "Depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer'". (v. 10).

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 09/11/2020

Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia 09/11/2020 - Segunda

#minisermao (09/11/20)

Somos um Templo aonde habita Deus; é preciso purificá-Lo pela disciplina. Deus nos envia a sua graça, mas é preciso preparar o nosso corpo por meio da ascese, do esforço! E, às vezes, precisamos ser um pouco duros com o nosso corpo: não tenho vontade de caminhar, mas é preciso; nem sempre tenho vontade de alimentar-me com aqueles alimentos saudáveis, mas é fundamental! E, às vezes, esse templo do corpo fica relaxado e acaba adquirindo vícios, se apegando ao ter, ao poder e ao prazer e ao começo do fim. Logo a casa irá cair. Então, é preciso expulsar estes vícios do nosso corpo para que o Templo Santo que Deus nos deu possa colhê-lo de maneira digna (Jo 2,13-22).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 32.ª Semana do Tempo Comum - Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma). Festa

Evangelho (Jo 2,13-22)

Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
+ Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-22

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá". Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?" Ele respondeu: "Destruí este Templo, e em três dias o levantarei". Os judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
AS COISAS DE DEUS - Em todas as dioceses, há uma igreja que contém a "cátedra" do bispo e que, por isso, é chamada de "catedral". Pois bem, a Basílica de São João de Latrão é a catedral do bispo de Roma, que é o Papa. Comemora-se hoje sua Dedicação ou Consagração, que a tornou um lugar sagrado. Jesus tinha tanto respeito pelo Templo do Senhor que, conforme nos narra o Evangelho de hoje, expulsou os vendedores de animais para os sacrifícios. Reflitamos no Templo espiritual que somos: "Achegai-vos a ele [o Senhor], pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais" (1Pd 2,4-5).

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!


Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - Dia 03/11/2020

03/11/2020 Terça - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (03/11/20)

Tenha os ouvidos bem abertos para escutar todos os dias os convites de Deus. Logo que acordamos, Ele nos convida para mais um dia, e Ele coloca, neste dia, desafios e também oportunidades. Mas é preciso estar atento para enxergar as oportunidades que Deus nos dá! Às vezes, elas estão escondidas no rosto de uma pessoa sofrida, em alguém que precisa de uma palavra de consolo... Deus se esconde nos pobres e vem até nós convidando para a solidariedade, convidando para o abraço, convidando para a ternura, para o amor, para o socorro! Deus nos convida o tempo inteiro, mas, às vezes, ouvimos e vemos os convites de Deus e não aceitamos (Lc 14,15-24). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 31.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Lc 14,15-24)

Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'.
Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'.
O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'.
O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
O BANQUETE DO REINO - São João Batista, que havia recebido de Deus a missão de preparar a chegada de Jesus, já anunciava: "Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus". Após a morte de seu Precursor, Jesus se retirou para a Galileia e, em seguida, foi habitar em Cafarnaum. Desde então, Ele começou a pregar: 'Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo'" (Mt 3,2 e 4,17). Na história contada por Jesus, o homem acabou enchendo a sala da ceia com as pessoas abandonadas, as quais habitualmente ninguém convidava, pois os convidados não vieram por causa de seus negócios, que os impediu de entrar no Reino de Deus. O dinheiro não nos deve impedir de entrar no Reino do Amor. O apego egoísta às riquezas nos afasta do Senhor.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 20/10/2020

20/10/2020 Terça - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (20/10/20)

A vigilância é a mística dos que estão em sintonia com o Deus, que sempre nos surpreende com sua visita. É como aquela pessoa que nós estimamos, que disse que virá nos visitar, mas não revelou, exatamente, o dia nem a hora. Será esta semana! Então, nós preparamos aquela sobremesa, que nós sabemos que a pessoa gosta muito, e deixamos na geladeira. E, quando a visita chega, preparamos a mesa e a acolhemos com um sorriso nos lábios! Assim também, Deus pode nos visitar a qualquer momento, trazendo um milagre ou mesmo nos levando para junto de si. Estamos preparados com as nossas sobremesas no coração? estamos preparados com virtudes exercitadas e vividas! Estamos preparados com a santidade que Deus espera de nós? Vigiai e orai (Lc 12,35-38). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 29.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Lc 12,35-38)

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A VIGILÂNCIA CRISTÃ - Pela parábola contada por Jesus hoje, chegamos à conclusão de que Ele nos pede urgência para pormos em prática seus conselhos sobre a prática do amor: "Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói" (Lc 12,33). Fazer o bem e ajudar os outros vale para todas as religiões e para os ateus também. Todos fomos criados por Deus, somos seus filhos, constituímos uma grande família em que os bens da Criação não podem ser acumulados nas mãos de uns poucos, enquanto nossos irmãos pobres passam necessidade. Todos somos beneficiados pelo calor do sol, sem distinção de cor e religião. Do mesmo modo, há urgência para que os que têm bens os partilhem com quem não tem. Há pressa em se dividir o próprio tempo com nossos familiares para ouvi-los e usufruirmos da beleza enriquecedora da convivência, da troca de ideias, do diálogo... Jesus nos pede pressa em perdoarmos a quem nos ofendeu e em não guardarmos no coração rancores, às vezes, por tantos anos, e até por toda a vida.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 08/10/2020

08/10/2020 Quinta - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (08/10/20)

Persevere em suas buscas e projetos. As grandes conquistas são fruto de persistência. Um dia após outro dia, uma ação após outra ação e, às vezes, parece que nada acontece. Aquele cientista ficou solitário no seu laboratório porque todos desistiram de encontrar aquela vacina, que resolveria o problema da humanidade. E, quando ele já ia quase desistindo, descobre o segredo, a solução. Perseverou, persistiu, seguiu o conselho de Jesus: "Pedi e recebereis". Mas peça com insistência! "Buscai e achareis", mas busque com persistência (Lc 11,5-13). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o santo Evangelho da 27.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira

Evangelho (Lc 11,5-13)

Pedi e recebereis.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,5-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.
Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
A ORAÇÃO PERSEVERANTE - Jesus nos anima a termos confiança em pedir-lhe aquilo de que necessitamos: "Pois – disse Jesus – todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha, e ao que bater, se lhe abrirá" (v. 10). Mas a quem nós estamos pedindo? Ao Pai, que nos ama infinitamente e conhece nossas necessidades. Antes que lhe peçamos algo, Deus, que tudo conhece e só quer nosso bem, já o sabe: "Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras [...] porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lhe peçais" (Mt 6,7-8)!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antônio Carlos - 28/09/2020

28/09/20200 Segunda - Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (28/09/20)

Reconheça valores e virtudes para além do seu grupo, time ou tribo. Certa ocasião, Jesus deu aos discípulos a missão de evangelizar, expulsar demônios, anunciar a verdade. E eles encontraram um grupo, que fazia a mesma coisa e, inclusive, expulsando demônios em nome de Jesus, mas não era do grupo dos apóstolos. E eles os proibiram: "Olha, esse nome tem poder, mas é do nosso time! É do nosso grupo"! E Jesus repreendeu os seus apóstolos e lhes disse: "Não proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor"! Então, ainda que seja um grupo adversário, não é inimigo; não torce pro meu time, mas não é meu inimigo, é apenas meu adversário (Lc 9,46-50). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 26.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Lc 9,46-50)

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: "Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior".
João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco". 50Jesus disse-lhe: "Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A GRANDEZA DOS PEQUENINOS - Os valores do Reino de Deus são opostos aos do mundo. Para ser maior do que o outro, iniciam-se guerras entre as nações, mata-se e rouba-se. Para ser menor, renuncia-se a tudo, inclusive ao aparecer, ao mostrar-se, ao chamar a atenção sobre si; serve-se aos irmãos sem esperar recompensa, dedicando-se também aos trabalhos mais humildes; não se procura a amizade dos grandes deste mundo para tirar proveito, mas busca-se a aproximação das pessoas simples, das que são excluídas da sociedade; tem-se uma atenção especial a abrir o coração para quem tem fome, sede e não tem roupa, nem moradia; cultiva-se o carinho para com os idosos e os doentes; partilha-se o que se tem com aqueles que nada possuem; tem-se o coração aberto para fazer parte de grupos de espiritualidade e disponibilidade para ajudar o grupo a crescer. Mas o que levará mulheres e homens a aceitarem levar uma vida de renúncia, de sacrifício e de oblação? O amor de Deus e a visão de sua presença no outro!

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!


 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos -14/09/2020

14/09/2020 Segunda Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (14/09/20)

A salvação nos atrai. Deixe-se atrair pela força da Santa Cruz! Assim como o povo machucado no deserto olhava para aquela serpente de bronze, que Moisés ergueu numa haste, e era curado; assim, quem contempla com fé Jesus na Santa Cruz também é curado, é salvo. Deixe-se atrair pela força da Redenção, pela força do Redentor, mas não com o olhar da carne, com o olhar do coração! Ele nos atrai e nós assumimos a cruz em nossa própria vida! A cruz não é um instrumento de madeira, um instrumento de suplício, é sinal do amor de Deus que nos salvou (Jo 3,13-17)!
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 24.ª Semana do Tempo Comum - Exaltação da Santa Cruz - Segunda-feira

Evangelho (Jo 3,13-17)

É necessário que o Filho do Homem seja levantado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:

SALVOS PELA CRUZ - Na Solenidade do Corpo de Cristo (em latim, Corpus Christi), a Igreja celebra a Sagrada Eucaristia, instituída na Quinta-Feira Santa. Assim também a Igreja medita a dor, os sofrimentos aos quais Jesus foi submetido e, depois, morto nesta Festa da Exaltação da Santa Cruz, a fim de enaltecer o valor do sofrimento e da cruz de Cristo, revividos na Sexta-Feira Santa. A celebração de hoje nos recorda as palavras que nosso Salvador nos deixou: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt 16,24). Somente unidos a Cristo pela oração cotidiana encontraremos forças para tomarmos a cruz de nosso dever de estado com amor e aceitarmos a violência que temos de usar todos os dias contra nós mesmos para perseverarmos no caminho "estreito", ao qual Jesus se referiu e sobre o qual nos preveniu: "O Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam" e "Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram" (Mt 1,12 e 7,14). A decisão é nossa!

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

 

Hino de Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas-RN

Quando entre nós estás...

Ação de Graças ao Senhor!

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 07/09/2020

07/09/2020 Segunda Dom Paulo Jackson - Evangelho do dia

#minisermao (07/09/20)

A intenção move a nossa ação. Cultive uma reta intenção! Lembre-se daqueles fariseus mal-intencionados, que ficavam observando Jesus na sinagoga, em dia de sábado, para ver se Ele iria curar aquele homem com a mão atrofiada. E, depois, a sua intenção não era aplaudir Jesus pelo bem que fez, mas criticá-lo por ter feito algo no dia de sábado, que era um dia do repouso. A intenção deles estava longe do bem. A intenção já era malvada. Quando a nossa intenção é perversa, é torta, toda a nossa ação, por melhor que seja, será torta também (Lc 6,6-11). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 23.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Lc 6,6-11)

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,6-11

Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: "Levanta-te, e fica aqui no meio". Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: "Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?"
Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: "Estende a tua mão". O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
FAZER O BEM É SEMPRE PERMITIDO - O trecho de hoje do Santo Evangelho nos apresenta para reflexão algo que acontece também em nossos dias: a falta de diálogo. Conta-nos o autor que "Os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado" (v. 7a); e, em seguida, aponta qual era a finalidade de sua observação tão atenta: "Eles teriam então pretexto para acusá-lo" (v. 7b). A intenção daqueles homens, portanto, já estava preparada antes de qualquer conversa com Jesus. Não lhes interessava saber sua opinião, ouvi-la e civilizadamente propor-lhe a deles; já tinham tomado partido. Jesus, que punha a pessoa acima da Lei, realizou o milagre. Vendo isso, eles se converteram? Não. Nós devemos tomar cuidado para não imitarmos os escribas e fariseus. Dialogar é, sobretudo, apresentarmos nossa opinião, mas, também, ouvirmos a do outro. Se constatarmos que a opinião dele é melhor que a nossa, tenhamos a humildade de aceitá-la.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!


 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 28/08/2020

Dom Paulo Jackson 28/08/2020 (sexta) - Evangelho do dia

#minisermao (28/08/20)

Confie na Divina Providência, mas pratique a humana previdência. Deus provê, Deus proverá, mas lembre-se daquela história que Jesus contou das jovens previdentes, que foram para a festa com as lâmpadas repletas de óleo; enquanto outras jovens, imprevidentes, não levaram combustível que chega e, no meio da noite, acabou o óleo e as lâmpadas se apagaram. Na nossa vida, muitas vezes, vamos nos acostumando a andar com o tanque na reserva, no limite do perigo. O combustível do coração, da fé, da esperança, do amor, da oração, da solidariedade. Ande sempre com tanque cheio (Mt 25,1-13).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 21.ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira

Evangelho (Mt 25,1-13)

O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide a seu encontro!' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'.
As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
A ESPERA PRUDENTE - Ao lermos esta parábola de Jesus, podemos achar que as virgens prudentes bem que poderiam ter dividido seu óleo com as imprudentes. É bom lembrarmos que as parábolas não devem ser entendidas ao pé da letra; elas nos fazem compreender melhor sua mensagem. O “óleo”, na parábola, significa as boas obras que fazemos dentro do Reino de Deus. É impossível “passar” algumas boas obras nossas para outro na hora da sua morte, ou da nossa. Mas, durante nossa vida, poderemos e devemos rezar por todos, inclusive por nós, para que Deus nos dê força para praticarmos boas obras.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

 

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 27/08/2020

Dom Paulo Jackson 27/08/2020 (quinta) - Evangelho do dia

#minisermao (27/08/20)

A vigilância é uma virtude que coloca a prudência como guarda de nossas portas. Na porta do olhar, coloque a guarda da prudência para apenas olhar, ver aquilo que edifica. Coloque a guarda da prudência nos seus lábios para saber o que dizer, quando dizer, a quem dizer. Seja vigilante: na porta do coração, para ser prudente no sentir e, na porta da mente, para ser prudente no pensar. Siga o conselho de Jesus: "Vigiai e orai para não cair em tentação" (Mt 24,42-51).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 21.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira

Evangelho (Mt 24,42-51)

Ficai preparados!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24,42-51

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando', e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O SERVO FIEL - Também nós ficamos curiosos para saber quando acontecerá tudo isso, mas Jesus já nos disse: "Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai" (Mt 24,36). A vinda de Jesus não se dará somente no fim do mundo ou na hora da morte; dá-se todos os dias, quando encontramos as pessoas, ou elas vêm ao nosso encontro. Antes de sairmos de casa, não podemos adivinhar com quem nos encontraremos, mas de uma coisa podemos estar certos: quem vier ao nosso encontro deverá ser acolhido como se fosse Jesus. Então, nosso sorriso será verdadeiro, vindo de nosso coração. Depois, mesmo que não possamos demorar, façamo-lo com caridade, e não "despachando" o irmão!

terça-feira, 25 de agosto de 2020

O Senhor vem julgar nossa terra.

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 25/08/2020

Dom Paulo Jackson 25/08/2020 (terça) - Evangelho do dia

#minisermao (25/08/20)

A hipocrisia é a doença espiritual de quem segue os passos dos fariseus do tempo de Jesus. Eles receberam uma repreensão muito severa: "Ai de vós, fariseus hipócritas! Pagais o dízimo até sobre uma folhinha de erva-doce, mas deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Bíblia, como, por exemplo, a misericórdia! Ai de vós, guias cegos, filtrais o mosquito, mas engolis um camelo! Ai de vós, limpais o copo e o prato por fora, mas dentro está cheio de roubo, corrupção, cobiça... Fariseus cegos, limpem, primeiro, o copo por dentro, para que também por fora fique limpo"! Nada a acrescentar a respeito dos fariseus de hoje (Mt 22,23-26). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 21.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Mt 23,23-26)

Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
CEGUEIRA E HIPOCRISIA - Há pessoas que utilizam roupas, acessórios e instrumentos que as levam a serem identificadas como cristãs e participantes de determinada comunidade. Jesus, porém, previne-nos contra o viver sob aparências: "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. [...] Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa". Evidentemente, não se pode generalizar. Há pessoas que usam tais adereços como sinal de sua adesão a uma causa e só as empunham após uma adequada preparação interior. A postura de quem as usa por convicção é bem diferente de quem as usa só para mostrar aos outros.

sábado, 22 de agosto de 2020

Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 22/08/2020

Dom Paulo Jackson 22/08/2020 (sábado) - Evangelho do dia

#minisermao (22/08/20)

Maria é Rainha no Céu porque foi serva na Terra. No Reino de Jesus, reinar é servir. O Seu trono é a cruz, Sua coroa é de espinhos e, muito mais do que um cetro de poder, Jesus falava com autoridade. O poder corrói, a autoridade vem de dentro do coração. Maria tinha autoridade e, no início da Igreja, foi aquela presença de uma mãe que os filhos olhavam e se enxergavam como uma igreja materna, uma igreja servidora, uma igreja mariana, que anuncia o Reino, o Reino do serviço (Lc 1,26-38).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 20.ª Semana do Tempo Comum - Nossa Senhora Rainha - Sábado

Evangelho (Lc 1,26-38)

Eis que conceberás e darás à luz um filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
CONCEBIDA SEM PECADO - Jesus é Rei, como Ele mesmo disse a Pilatos: "Perguntou-lhe, então Pilatos: 'És, portanto, rei?'. Respondeu-lhe Jesus; 'Sim, eu sou rei'". Então, é mais do que justo chamar a Mãe do Rei de Rainha! O Reino de seu Filho, porém, não é deste mundo, conforme disse Jesus no mesmo interrogatório: "Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: 'És tu o rei dos judeus?' [...] Respondeu Jesus: 'O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, o meu Reino não é deste mundo'". A condição para entrarmos nesse Reino é amar a Deus e ao nosso próximo com todo o espírito (Mt 22,37s). Nossa Rainha recebeu o Espírito Santo porque era da verdade. Como disse Jesus na mesma ocasião: "Todo que é da verdade ouve a minha voz" (Jo 18,33-38). Peçamos à nossa Rainha que nos coloque junto de seu Filho, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém mais do que ela nos poderá ajudar nessa busca.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 21/08/2020

Dom Paulo Jackson 21/08/2020 (sexta) - Evangelho do dia

#minisermao (21/08/20)

Existe uma solidariedade no mal; mantenha seu foco no bem e no amor! Hoje, como no tempo de Jesus, existem pessoas que se organizam para praticar o crime, a mentira, a corrupção e o assassinato da reputação das pessoas de bem. Os fariseus se reuniram e tramaram perguntas, de modo a que Jesus pudesse cair em alguma contradição e, assim, ser acusado por eles. Mas Jesus manteve o foco no amor e respondeu: "O maior mandamento de todos é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". E eles não conseguiram tirar Jesus do seu caminho de salvação! Hoje, não deixe que a organização do mal roube o seu tempo! Dedique-se mais ao bem (Mt 22,34-40).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 20.ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira

Evangelho (Mt 22,34-40)

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40

Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!" Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO - Refletindo sobre o exemplo dos apóstolos missionários que saem de suas terras para irem anunciar o Santo Evangelho para outros povos, ficamos admirados com sua generosidade para com os mais pobres. Nem sempre, porém, é possível nos devotarmos aos outros, indo fazer o bem fora de nossas casas, por vários motivos. Então, como mostrarmos a Deus que o amamos, dedicando-nos a povos distantes? Amando os que estão perto de nós, aqueles poucos ou muitos que nos são mais próximos, todos os dias. E alguém poderá perguntar: "E eu, que moro sozinho?". Não estamos sós, pertencemos à grande família de Deus. Pelo Batismo, deixamos a vida de pecado que nos afastava dele e, ressuscitados com Cristo, somos inseridos como incontáveis membros do Corpo Místico, cuja cabeça é Cristo. Por causa dessa inserção, as mais insignificantes ações ganham um valor de eternidade. Contudo, não serão feitas de qualquer jeito, de má vontade. Colocaremos todo o nosso amor no que fizermos, com toda a perfeição possível, porque é para o Senhor. E esse amor se duplica, se é possível, quando Deus nos manda ao encontro de alguma pessoa.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 20/08/2020

Dom Paulo Jackson 29/07/2020 (quarta) - Evangelho do dia

#minisermao (20/08/20)

Todos somos convidados para a festa do Céu, mas existem alguns que não têm tempo para Deus. Durante a nossa breve existência neste mundo, abrem-se diversos portais do Céu na Terra. É uma missa, a oportunidade de uma confissão, uma pregação, um Sacramento, o encontro com alguém ungido. São momentos em que o Céu abre uma porta na Terra e diz: "Vem! Vem pra festa da vida"! E depende apenas de nós dizer "sim" ou "não". Infelizmente, muitos dizem "não" e a porta se fecha. E, muitas vezes, a oportunidade não volta (Mt 22,1-14).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o santo Evangelho da 20.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira

Evangelho (Mt 22,1-14)

Convidai para a festa todos os que encontrardes.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,1-14

Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: "O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.
O rei mandou outros empregados, dizendo: 'Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!' Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, o rei disse aos empregados: 'A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes'.
Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.
Então o rei disse aos que serviam: 'Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes'. Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A VESTE NUPCIAL - Talvez esta outra parábola de Jesus sirva para nós: há cristãos que estiveram na catequese quando crianças, fizeram a Primeira Comunhão e receberam o Sacramento da Crisma. Com esses três sacramentos, considerados pela Igreja como os sacramentos da iniciação, muitos acharam que estavam com os “documentos” em dia e que só iriam precisar deles caso se casassem no religioso. Pensam que estão dentro do Reino dos Céus, mas não estão. Para pertencer ao Reino de Deus, temos de levar adiante a força do Espírito que recebemos no Batismo, depois confirmado na Crisma. Devemos ser fiéis ao Espírito Santo, para anunciar Jesus com nossas palavras e com nossa vida.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 19/08/2020

Dom Paulo Jackson 19/08/2020 (quarta) - Evangelho do dia

#minisermao (19/08/20)

Deus é bom para com todos e não faz distinção de pessoas. Faz chover sobre os justos e os injustos. Permite que o sol nasça para os bons e para os maus, mas muita gente não entende que Deus pode ser tão bom com o outro quanto Ele é comigo! Então, Jesus contou a parábola que um patrão saiu de madrugada, contratou aqueles homens, que esperavam na praça, algum trabalho. Depois, passou um tempo, ele foi lá de novo, contratou mais gente. E, quase no final da tarde, contratou mais alguns. E, na hora do pagamento, ele deu para todos a mesma moeda. Deus é bom para com todos, mas houve quem não entendesse e achasse que Deus tem que ser melhor com aquele que é melhor. Mas a lógica de Deus não é a da retribuição, mas da gratuidade (Mt 20,1-16).
Pe. Joãozinho, scj