Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,15-24
Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'.
Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'.
O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'.
O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho:
O BANQUETE DO REINO - São João Batista, que havia recebido de Deus a missão de preparar a chegada de Jesus, já anunciava: "Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus". Após a morte de seu Precursor, Jesus se retirou para a Galileia e, em seguida, foi habitar em Cafarnaum. Desde então, Ele começou a pregar: 'Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo'" (Mt 3,2 e 4,17). Na história contada por Jesus, o homem acabou enchendo a sala da ceia com as pessoas abandonadas, as quais habitualmente ninguém convidava, pois os convidados não vieram por causa de seus negócios, que os impediu de entrar no Reino de Deus. O dinheiro não nos deve impedir de entrar no Reino do Amor. O apego egoísta às riquezas nos afasta do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário