Evangelho (Lc 12,54-59)
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59
Naquele tempo, Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O DISCERNIMENTO URGENTE - Já faz um bom tempo que a Igreja vem nos pedindo para estarmos atentos aos "sinais dos tempos". Essa atitude de observância e discernimento tem uma profunda raiz na Sagrada Escritura. Jesus foi uma pessoa muito observadora; basta analisarmos o seu modo de ser e de agir em relação ao povo, suas parábolas, seus discursos, seus milagres. Mas o que significa para nós, hoje, estarmos atentos aos sinais dos tempos? Significa contemplarmos o mundo e o ser humano com os olhos misericordiosos de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário