Evangelho (Lc 11,47-54)
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,47-54
Naquele tempo, disse o Senhor: "Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar".
Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O SANGUE DOS PROFETAS - Muitos de nós se assemelham aos doutores da lei: "(…) Que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entraste e impedistes aos que vinham para entrar". Elegemo-nos como autênticos e únicos intérpretes da Lei de Deus. Essa atitude leva a deturpações e fugas àquilo que é a vontade de Deus. O verdadeiro intérprete dessa vontade é o coração aberto ao sopro do Espírito. É Ele quem nos dá a verdadeira capacidade para também interpretarmos a vontade de Deus, pois não nos deixa no erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário