MENSAGEM
DO SANTO PADRE FRANCISCO
PARA O I DIA MUNDIAL DOS POBRES
PARA O I DIA MUNDIAL DOS POBRES
XXXIII
DOMINGO DO TEMPO COMUM
(19 DE NOVEMBRO DE 2017)
(19 DE NOVEMBRO DE 2017)
«Não
amemos com palavras, mas com obras»
1. «Meus filhinhos, não amemos
com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade» (1 Jo 3,
18). Estas palavras do apóstolo João exprimem um imperativo de que nenhum
cristão pode prescindir. A importância do mandamento de Jesus, transmitido pelo
«discípulo amado» até aos nossos dias, aparece ainda mais acentuada ao
contrapor as palavras vazias, que frequentemente se
encontram na nossa boca, às obras concretas, as únicas capazes de
medir verdadeiramente o que valemos. O amor não admite álibis: quem pretende
amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos
chamados a amar os pobres. Aliás, é bem conhecida a forma de amar do Filho de
Deus, e João recorda-a com clareza. Assenta sobre duas colunas mestras: o
primeiro a amar foi Deus (cf. 1 Jo 4, 10.19); e amou dando-Se
totalmente, incluindo a própria vida (cf. 1 Jo 3, 16).Um amor
assim não pode ficar sem resposta. Apesar de ser dado de maneira unilateral,
isto é, sem pedir nada em troca, ele abrasa de tal forma o coração, que toda e
qualquer pessoa se sente levada a retribuí-lo não obstante as suas limitações e
pecados. Isto é possível, se a graça de Deus, a sua caridade misericordiosa,
for acolhida no nosso coração a pontos de mover a nossa vontade e os nossos
afetos para o amor ao próprio Deus e ao próximo. Deste modo a misericórdia, que
brota por assim dizer do coração da Trindade, pode chegar a pôr em movimento a
nossa vida e gerar compaixão e obras de misericórdia em prol dos irmãos e irmãs
que se encontram em necessidade.
2. «Quando um pobre invoca o
Senhor, Ele atende-o» (Sl 34/33, 7). A Igreja compreendeu, desde
sempre, a importância de tal invocação. Possuímos um grande testemunho já nas
primeiras páginas do Atos dos Apóstolos, quando Pedro pede para se escolher
sete homens «cheios do Espírito e de sabedoria» (6, 3), que assumam o serviço
de assistência aos pobres. Este é, sem dúvida, um dos primeiros sinais com que
a comunidade cristã se apresentou no palco do mundo: o serviço aos mais pobres.
Tudo isto foi possível, por ela ter compreendido que a vida dos discípulos de
Jesus se devia exprimir numa fraternidade e numa solidariedade tais, que
correspondesse ao ensinamento principal do Mestre que tinha proclamado os
pobres bem-aventurados e herdeiros do Reino
dos céus (cf. Mt 5, 3).
«Vendiam terras e outros bens e
distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um» (At 2,
45). Esta frase mostra, com clareza, como estava viva nos primeiros cristãos
tal preocupação. O evangelista Lucas – o autor sagrado que deu mais espaço à
misericórdia do que qualquer outro – não está a fazer retórica, quando descreve
a prática da partilha na primeira comunidade. Antes pelo contrário, com a sua
narração, pretende falar aos fiéis de todas as gerações (e, por conseguinte,
também à nossa), procurando sustentá-los no seu testemunho e incentivá-los à
ação concreta a favor dos mais necessitados. E o mesmo ensinamento é dado, com
igual convicção, pelo apóstolo Tiago, usando expressões fortes e incisivas na
sua Carta: «Ouvi, meus amados irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres
segundo o mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos
que O amam? Mas vós desonrais o pobre. Porventura não são os ricos que vos
oprimem e vos arrastam aos tribunais? (…) De que aproveita, irmãos, que alguém
diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um
irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de
vós lhes disser: “Ide em paz, tratai de vos aquecer e matar a fome”, mas não
lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a
fé: se ela não tiver obras, está completamente morta» (2, 5-6.14-17).
3. Contudo, houve momentos em
que os cristãos não escutaram profundamente este apelo, deixando-se contagiar
pela mentalidade mundana. Mas o Espírito Santo não deixou de os chamar a
manterem o olhar fixo no essencial. Com efeito, fez surgir homens e mulheres
que, de vários modos, ofereceram a sua vida ao serviço dos pobres. Nestes dois
mil anos, quantas páginas de história foram escritas por cristãos que, com toda
a simplicidade e humildade, serviram os seus irmãos mais pobres, animados por
uma generosa fantasia da caridade!
Dentre todos, destaca-se o
exemplo de Francisco de Assis, que foi seguido por tantos outros homens e
mulheres santos, ao longo dos séculos. Não se contentou com abraçar e
dar esmola aos leprosos, mas decidiu ir a Gúbio para estar junto
com eles. Ele mesmo identificou neste encontro a viragem da sua conversão:
«Quando estava nos meus pecados, parecia-me deveras insuportável ver os
leprosos. E o próprio Senhor levou-me para o meio deles e usei de misericórdia
para com eles. E, ao afastar-me deles, aquilo que antes me parecia amargo
converteu-se para mim em doçura da alma e do corpo» (Test 1-3: FF 110).
Este testemunho mostra a força transformadora da caridade e o estilo de vida
dos cristãos.
Não pensemos nos pobres apenas
como destinatários duma boa obra de voluntariado, que se pratica uma vez por
semana, ou, menos ainda, de gestos improvisados de boa vontade para pôr a
consciência em paz. Estas experiências, embora válidas e úteis a fim de
sensibilizar para as necessidades de tantos irmãos e para as injustiças que
frequentemente são a sua causa, deveriam abrir a um verdadeiro encontro com
os pobres e dar lugar a uma partilha que se torne estilo de
vida. Na verdade, a oração, o caminho do discipulado e a conversão encontram,
na caridade que se torna partilha, a prova da sua autenticidade evangélica. E
deste modo de viver derivam alegria e serenidade de espírito, porque se toca
com as mãos a carne de Cristo. Se realmente queremos encontrar
Cristo, é preciso que toquemos o seu corpo no corpo chagado dos pobres, como
resposta à comunhão sacramental recebida na Eucaristia. O Corpo de Cristo,
partido na sagrada liturgia, deixa-se encontrar pela caridade partilhada no
rosto e na pessoa dos irmãos e irmãs mais frágeis. Continuam a ressoar de
grande atualidade estas palavras do santo bispo Crisóstomo: «Queres honrar o
corpo de Cristo? Não permitas que seja desprezado nos seus membros, isto é, nos
pobres que não têm que vestir, nem O honres aqui no tempo com vestes de seda,
enquanto lá fora O abandonas ao frio e à nudez» (Hom. in Matthaeum, 50,
3: PG 58).
Portanto somos chamados a
estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para
lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão. A sua mão
estendida para nós é também um convite a sairmos das nossas certezas e
comodidades e a reconhecermos o valor que a pobreza encerra em si mesma.
4. Não esqueçamos que, para os
discípulos de Cristo, a pobreza é, antes de mais, uma vocação a seguir
Jesus pobre. É um caminho atrás d’Ele e com Ele: um caminho que conduz à
bem-aventurança do Reino dos céus (cf. Mt 5, 3; Lc 6,
20). Pobreza significa um coração humilde, que sabe acolher a sua condição de
criatura limitada e pecadora, vencendo a tentação de omnipotência que cria em
nós a ilusão de ser imortal. A pobreza é uma atitude do coração que impede de
conceber como objetivo de vida e condição para a felicidade o dinheiro, a
carreira e o luxo. Mais, é a pobreza que cria as condições para assumir
livremente as responsabilidades pessoais e sociais, não obstante as próprias
limitações, confiando na proximidade de Deus e vivendo apoiados pela sua graça.
Assim entendida, a pobreza é o metro que permite avaliar o uso correto dos bens
materiais e também viver de modo não egoísta nem possessivo os laços e os
afetos (cf. Catecismo
da Igreja Católica, n. 25-45).
Assumamos, pois, o exemplo de
São Francisco, testemunha da pobreza genuína. Ele, precisamente por ter os
olhos fixos em Cristo, soube reconhecê-Lo e servi-Lo nos pobres. Por
conseguinte, se desejamos dar o nosso contributo eficaz para a mudança da
história, gerando verdadeiro desenvolvimento, é necessário escutar o grito dos
pobres e comprometermo-nos a erguê-los do seu estado de marginalização. Ao
mesmo tempo recordo, aos pobres que vivem nas nossas cidades e nas nossas
comunidades, para não perderem o sentido da pobreza evangélica que trazem
impresso na sua vida.
5. Conhecemos a grande
dificuldade que há, no mundo contemporâneo, de poder identificar claramente a
pobreza. E todavia esta interpela-nos todos os dias com os seus inúmeros rostos
marcados pelo sofrimento, pela marginalização, pela opressão, pela violência,
pelas torturas e a prisão, pela guerra, pela privação da liberdade e da
dignidade, pela ignorância e pelo analfabetismo, pela emergência sanitária e
pela falta de trabalho, pelo tráfico de pessoas e pela escravidão, pelo exílio
e a miséria, pela migração forçada. A pobreza tem o rosto de mulheres, homens e
crianças explorados para vis interesses, espezinhados pelas lógicas perversas
do poder e do dinheiro. Como é impiedoso e nunca completo o elenco que se é
constrangido a elaborar à vista da pobreza, fruto da injustiça social, da
miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada!
Infelizmente, nos nossos dias,
enquanto sobressai cada vez mais a riqueza descarada que se acumula nas mãos de
poucos privilegiados, frequentemente acompanhada pela ilegalidade e a
exploração ofensiva da dignidade humana, causa escândalo a extensão da pobreza
a grandes sectores da sociedade no mundo inteiro. Perante este cenário, não se
pode permanecer inerte e, menos ainda, resignado. À pobreza que inibe o
espírito de iniciativa de tantos jovens, impedindo-os de encontrar um trabalho,
à pobreza que anestesia o sentido de responsabilidade, induzindo a preferir a
abdicação e a busca de favoritismos, à pobreza que envenena os poços da participação
e restringe os espaços do profissionalismo, humilhando assim o mérito de quem
trabalha e produz: a tudo isso é preciso responder com uma nova visão da vida e
da sociedade.
Todos estes pobres – como
gostava de dizer o Beato Paulo VI – pertencem à Igreja por «direito evangélico»
(Discurso
de aberturana II Sessão do Concílio Ecuménico Vaticano II,
29/IX/1963) e obrigam à opção fundamental por eles. Por isso, benditas as mãos
que se abrem para acolher os pobres e socorrê-los: são mãos que levam
esperança. Benditas as mãos que superam toda a barreira de cultura, religião e
nacionalidade, derramando óleo de consolação nas chagas da humanidade. Benditas
as mãos que se abrem sem pedir nada em troca, sem «se» nem «mas», nem «talvez»:
são mãos que fazem descer sobre os irmãos a bênção de Deus.
6. No termo do Jubileu da
Misericórdia, quis oferecer à Igreja o Dia Mundial dos Pobres, para
que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor
sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados. Quero
que, aos outros Dias Mundiais instituídos pelos meus Predecessores e sendo já
tradição na vida das nossas comunidades, se acrescente este, que completa o
conjunto de tais Dias com um elemento requintadamente evangélico, isto é, a
predileção de Jesus pelos pobres.
Convido a Igreja inteira e os
homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles
que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. São
nossos irmãos e irmãs, criados e amados pelo único Pai celeste. Este Dia pretende
estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte
e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é
dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se
abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal
concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os
homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom
originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.
7. Desejo que, na semana
anterior ao Dia Mundial dos Pobres – que este ano será no dia
19 de novembro, XXXIII domingo do Tempo Comum –, as comunidades cristãs se
empenhem na criação de muitos momentos de encontro e amizade, de solidariedade
e ajuda concreta. Poderão ainda convidar os pobres e os voluntários para participarem,
juntos, na Eucaristia deste domingo, de modo que, no domingo seguinte, a
celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo resulte
ainda mais autêntica. Na verdade, a realeza de Cristo aparece em todo o seu
significado precisamente no Gólgota, quando o Inocente, pregado na cruz, pobre,
nu e privado de tudo, encarna e revela a plenitude do amor de Deus. O seu
completo abandono ao Pai, ao mesmo tempo que exprime a sua pobreza total, torna
evidente a força deste Amor, que O ressuscita para uma vida nova no dia de
Páscoa.
Neste domingo, se viverem no
nosso bairro pobres que buscam proteção e ajuda, aproximemo-nos deles: será um
momento propício para encontrar o Deus que buscamos. Como ensina a Sagrada
Escritura (cf. Gn 18, 3-5; Heb 13, 2),
acolhamo-los como hóspedes privilegiados à nossa mesa; poderão ser mestres, que
nos ajudam a viver de maneira mais coerente a fé. Com a sua confiança e a
disponibilidade para aceitar ajuda, mostram-nos, de forma sóbria e muitas vezes
feliz, como é decisivo vivermos do essencial e abandonarmo-nos à providência do
Pai.
8. Na base das múltiplas
iniciativas concretas que se poderão realizar neste Dia, esteja
sempre a oração. Não esqueçamos que o Pai Nosso é
a oração dos pobres. De facto, o pedido do pão exprime o abandono a Deus nas
necessidades primárias da nossa vida. Tudo o que Jesus nos ensinou com esta
oração exprime e recolhe o grito de quem sofre pela precariedade da existência
e a falta do necessário. Aos discípulos que Lhe pediam para os ensinar a rezar,
Jesus respondeu com as palavras dos pobres que se dirigem ao único Pai, em quem
todos se reconhecem como irmãos. O Pai Nosso é uma oração que
se exprime no plural: o pão que se pede é «nosso», e isto implica partilha,
comparticipação e responsabilidade comum. Nesta oração, todos reconhecemos a
exigência de superar qualquer forma de egoísmo, para termos acesso à alegria do
acolhimento recíproco.
9. Aos irmãos bispos, aos
sacerdotes, aos diáconos – que, por vocação, têm a missão de apoiar os pobres
–, às pessoas consagradas, às associações, aos movimentos e ao vasto mundo do
voluntariado, peço que se comprometam para que, com este Dia Mundial
dos Pobres, se instaure uma tradição que seja contribuição
concreta para a evangelização no mundo contemporâneo.
Que este novo Dia
Mundial se torne, pois, um forte apelo à nossa consciência crente,
para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres
permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda. Os pobres não
são um problema: são um recurso de que lançar mão para acolher e viver a
essência do Evangelho.
Vaticano,
Memória de Santo António de Lisboa, 13 de junho de 2017.
Franciscus
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