terça-feira, 6 de novembro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Terça-feira da 31ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 14,15-24)

Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia.
 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,15-24.

Naquele tempo, um homem que estava à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'.
Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'.
O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'.
O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A parábola que Jesus nos conta no Evangelho se encaixa perfeitamente em nossa realidade presente. Ele próprio é quem prepara e convida para a ceia: "Felizes os convidados para a ceia do Senhor". Mas quantas vezes fazemos como os personagens da parábola e, por meio de muitas desculpas, não nos aproximamos da ceia, com medo dos compromissos que essa participação gera na vida. Que, por meio dessa liturgia, possamos refletir sobre o convite que se faz a nós, e nossa adesão a Deus, por meio da vivência na comunidade e da experiência da caridade com os necessitados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário