quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Quarta-feira de Cinzas

Festa da Igreja: QUARTA-FEIRA DE CINZAS.
A Igreja recorda hoje a memória de S. Metódio, bispo, +885, e S. Cirilo, monge, +868, Co-Patronos da Europa, S. Valentim, bispo, mártir, +273. 
 
Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
COMO AGRADAR A DEUS - No início da quaresma, pedem-se jejum, esmola e oração. Com que propósito? Não é para fazer bonito diante de Deus e da comunidade ou para tranquilizar a consciência. Certamente essa prática é para nos ajudar a fazer uma experiência de conversão autêntica. A recompensa está em Deus. Que a caridade seja desinteressada em vistas da promoção do ser humano, que o jejum seja das más atitudes para sermos bons cidadãos. E que a oração seja um profundo louvor a Deus, reconhecendo que sem Ele nada podemos fazer. Seja nossa quaresma tempo de discernimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário