sexta-feira, 3 de julho de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 13.ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira

Evangelho (Jo 20,24-29)

Meu Senhor e meu Deus!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".
Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
É PRECISO TER FÉ - A nossa religião se baseia na fé. Quando, por exemplo, o padre, durante a Santa Missa, toma o pão e o vinho, pronuncia as palavras deixadas por Jesus e ergue-os para adoração, nossos olhos nada veem de diferente. Mas, então, por que adoramos? Adoramos Jesus ali presente sob as aparências do pão e do vinho porque, pela fé, acreditamos que as substâncias do pão e do vinho desapareceram e, em seu lugar, pelo milagre da Transubstanciação, estão as substâncias do Corpo e do Sangue de Cristo, tão vivos como estão no Céu. O Evangelho de hoje, ao narrar-nos que São Tomé, por não ter visto o Mestre, não acreditava que Ele tivesse ressuscitado, deixa-nos uma preciosa frase do Senhor Ressuscitado: "Creste [Tomé], porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!" (v. 29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário