sábado, 23 de julho de 2022

Agenda da Peregrinação de Nossa Senhora dos Aflitos

4.° Semana de Peregrinação
DIA 25/07/22 - Segunda-feira - Residência do casal Gilderley e Taylandia.
RUA: Manoel Antônio Filho bairro Centro

DIA 27/07/22 - Quarta-feira - Residência do casal Joãozinho de Joca e Jane Emanuela.
RUA: Maria Clara da Costa nº 29 bairro Santa Cecília

DIA 28/07/22 - Quinta-feira - Residência de Verônica e Kiko
RUA: Amaro Cavalcanti bairro Centro

DIA 29/07/22 - Sexta-feira - Residência de Raiane Soares Dutra e família.
Rua: Francisco Solon - bairro São José

DIA 30/07/22 - Sábado - Residência de Andriel e Késia rua Emídio Fernandes Floresta bairro Parque das Luzes (Por trás da mercearia de Luiz).

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Agenda da Peregrinação de Nossa Senhora dos Aflitos

3° Semana de Peregrinação

Dia 18/07 - Segunda-feira 
Restaurante São José - Naldo e Leninha
Rua: Manoel Medeiros 21 - Bairro: São José

Dia 21/07 - Quinta-feira 
Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel
Rua: Maria Cícera de Araújo - Bairro: Centro

Dia 22/07 - Sexta-feira
Residência de Antônio de Lodônio e Dalvacy
Rua: Dr. Oswaldo Lobo - Bairro: São José

Dia 23/07 - Sábado
Residência de Maria de Fredo Monteiro e família
Rua: Quintino Bocaiúva, 48 - Bairro: São José

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Nossa Senhora de Fátima

Ensinamentos do Papa Francisco!

Uma abençoada sexta-feira, caros amigos!

Começamos o dia sob o manto de Nossa Senhora de Fátima e um trecho da oração que o Papa Francisco pronunciou na capelinha das Aparições em maio de 2017:
Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,

és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre o assalto do mal.
Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.
Mostra-nos a força do teu manto protetor.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.
Unido aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a Ti me entrego.
Unido aos meus irmãos, por Ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.
E, finalmente envolvido na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Amém

sábado, 9 de outubro de 2021

28º Domingo do Tempo Comum - 10/10/2021 - Mc 10,17-30 - Dom Paulo Jackson

Mensagem Diária, uma dose do "remédio para todos os males". Com Dom Antonio Carlos - 10/10/21

Discurso do Papa Francisco na abertura do processo sinodal sobre sinodalidade

Na manhã do dia 9 de outubro, o Papa Francisco presidiu na Nova Sala do Sínodo, no Vaticano, o momento de reflexão que antecede a abertura dos trabalhos do próximo Sínodo dos Bispos que culminará com a Assembleia Geral do Sínodo em Outubro de 2023 com o título "Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão".

A abertura oficial do Sínodo dos Bispos terá lugar amanhã, domingo, 10 de outubro, com a celebração da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Aqui está o texto completo do discurso do Papa Francisco:

Queridos irmãos e irmãs:

Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer por estar aqui na abertura do Sínodo. Eles vieram por muitos caminhos e de muitas Igrejas, cada uma trazendo dúvidas e esperanças em seus corações, e tenho certeza que o Espírito nos guiará e nos dará a graça de seguirmos em frente juntos, de ouvirmos uns aos outros e de começar um discernimento do nosso tempo., ser solidários com os esforços e desejos da humanidade.

Repito que o Sínodo não é um Parlamento, que o Sínodo não é uma votação de opinião, o Sínodo é um momento eclesial e o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo. Se o Espírito não estiver presente, não haverá Sínodo.

Vivamos este Sínodo no espírito da oração que Jesus com veemência elevou ao Pai para si: "Que todos sejam um" (Jo 17, 21). Somos chamados à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce do sentimento do amor divino, que é único.

Todos, indistintamente, e em particular nós Pastores, como escreveu São Cipriano: «Devemos manter e defender firmemente esta unidade, especialmente os bispos, que são os que presidem à Igreja, para provar que o mesmo episcopado também o é. um. e indiviso" (De Ecclesiae catholicae unitate, 5). Por isso, caminhamos juntos no único Povo de Deus, para experimentar uma Igreja que acolhe e vive o dom da unidade e que se abre à voz do Espírito.

As palavras-chave do Sínodo são três: comunhão, participação e missão. Comunhão e missão são expressões teológicas que designam o mistério da Igreja, e é bom que as lembremos.

O Concílio Vaticano II especificou que a comunhão exprime a própria natureza da Igreja e, ao mesmo tempo, afirmou que a Igreja recebeu "a missão de anunciar o reino de Cristo e de Deus e estabelecê-lo em todos os povos, e se constituir na a terra é o germe e o início desse reino" (Lumen gentium, 5).

A Igreja, através destas duas palavras, contempla e imita a vida da Santíssima Trindade, mistério de comunhão ad intra e fonte de missão ad extra. Depois de um tempo de reflexões doutrinais, teológicas e pastorais que caracterizaram a recepção do Vaticano II, São Paulo VI quis condensar precisamente nestas duas palavras - comunhão e missão - «as linhas mestras enunciadas pelo Concílio».

Comemorando a abertura, afirmou com efeito que as linhas gerais foram "comunhão, isto é, coesão e plenitude interior, na graça, verdade e colaboração [...], e missão, que é o compromisso apostólico para com o mundo contemporâneo" (Angelus , 11 de outubro de 1970). Que não é proselitismo.

Encerrando o Sínodo de 1985 - vinte anos após a conclusão da Assembleia conciliar - São João Paulo II também quis reafirmar que a natureza da Igreja é koinonia; dela surge a missão de ser sinal da união íntima da família humana com Deus. E acrescentou: "É extremamente conveniente que sejam celebrados Sínodos ordinários na Igreja e, se necessário, também extraordinários".

Estes, para serem frutíferos, devem ser bem preparados; "É necessário que as Igrejas locais trabalhem na sua preparação com a participação de todos" (Discurso de encerramento da II Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, 7 de dezembro de 1985). Esta é a terceira palavra, participação.

Se não se cultivar uma práxis eclesial que expresse a sinodalidade de maneira concreta em cada etapa do caminho e da obra, promovendo o envolvimento real de cada um, a comunhão e a missão correm o risco de permanecer como termos um tanto abstratos.

Gostaria de dizer que celebrar um Sínodo é sempre belo e importante, mas é realmente benéfico se se tornar uma expressão viva de ser Igreja, de um ato caracterizado pela participação autêntica.

E isso não se deve a exigências de estilo, mas de fé. A participação é um requisito da fé batismal. Como afirma o apóstolo Paulo, "todos fomos batizados no mesmo Espírito para formar um só corpo" (1 Cor 12,13).

No corpo eclesial, o único ponto de partida, e não pode ser outro, é o Baptismo, nossa fonte de vida, do qual deriva uma dignidade idêntica de filhos de Deus, também na diferença de ministérios e carismas. Por isso, todos somos chamados a participar na vida e na missão da Igreja. Se não houver uma participação real de todo o Povo de Deus, os discursos sobre a comunhão correm o risco de permanecer intenções piedosas.

Fizemos progressos neste sentido, mas ainda é difícil para nós, e somos obrigados a constatar o desconforto e o sofrimento de muitos agentes pastorais, dos órgãos de participação das dioceses e paróquias, e das mulheres, que muitas vezes continuam a ser. deixado para trás. margem. A participação de todos é um compromisso eclesial inalienável!

Todos os batizados. Esta é a carteira de identidade: Batismo.

O Sínodo, embora nos ofereça uma grande oportunidade de conversão pastoral em chave missionária e também ecumênica, não está isento de riscos. Eu listo três deles. O primeiro é o formalismo.

Um Sínodo pode ser reduzido a um acontecimento extraordinário, mas com uma fachada, como se estivéssemos olhando a bela fachada de uma igreja, mas sem nunca entrar. Em vez disso, o Sínodo é um itinerário de discernimento espiritual eficaz, que não nos comprometemos a dar uma bela imagem de nós mesmos, mas a colaborar melhor com a obra de Deus na história.

Portanto, se falamos de Igreja Sinodal, não podemos nos contentar com a forma, mas precisamos da substância, dos instrumentos e das estruturas que favoreçam o diálogo e a interação no Povo de Deus, especialmente entre sacerdotes e leigos.

Por que estou sublinhando isso? Porque às vezes há um certo elitismo na ordem presbiteral que o separa dos leigos, e no final o padre se torna o patrono do quartel, e nós, pastores, e nós pastores de uma Igreja que avança.

Isso exige que transformemos certas visões de cima para baixo, distorcidas e parciais da Igreja, do ministério sacerdotal, do papel dos leigos, das responsabilidades eclesiais, dos papéis governamentais, entre outros.

Um segundo risco é o intelectualismo. A abstração. A realidade vai para lá, e nós, com nossas reflexões, vamos para o outro lado. Ele faz do Sínodo uma espécie de grupo de estudo, com intervenções educadas mas abstratas sobre os problemas da Igreja e os males do mundo; uma espécie de "falar só para falar", onde se age de forma superficial e mundana, acabando caindo nas habituais e estéreis classificações ideológicas e partidárias, e se afastando da realidade do Santo Povo de Deus e da vida concreta das comunidades espalhadas pelo mundo.

Finalmente, pode surgir a tentação de imobilidade. É melhor não mudar, pois "sempre foi assim feito" (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 33). Esta palavra é um veneno na vida da Igreja: 'Sempre foi feito assim'. Quem se desloca neste horizonte, mesmo sem se dar conta, cai no erro de não levar a sério o tempo em que vivemos.

O risco é que, no final, velhas soluções sejam adotadas para novos problemas; um novo pedaço de pano, que por sua vez provoca um rasgo maior (cf. Mt 9,16). Por isso, é importante que o caminho sinodal seja realmente único, que seja um processo contínuo; que envolve —em diversas fases e a partir de baixo— as Igrejas locais, em um trabalho apaixonado e encarnado, que imprime um estilo de comunhão e de participação marcado pela missão.

Portanto, vivamos este momento de encontro, escuta e reflexão como um tempo de graça que, na alegria do Evangelho, nos permite agarrar pelo menos três oportunidades. O primeiro é avançar não ocasionalmente, mas estruturalmente em direção a uma Igreja sinodal; um local aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar.

O Sínodo oferece-nos também a oportunidade de ser Igreja da escuta, de fazer uma pausa nas nossas ocupações, de refrear os nossos anseios pastorais e de parar para ouvir.

Ouça o Espírito em adoração e oração. Quanto nos falta hoje a oração de adoração. Muitos perderam não apenas o hábito, mas também a noção do que significa adorar. Escutem os irmãos e irmãs sobre as esperanças e as crises da fé em diferentes partes do mundo, as urgências de renovação da vida pastoral e os sinais que vêm das realidades locais.

Por fim, temos a oportunidade de ser uma Igreja de proximidade. Sempre voltamos ao estilo de Deus. O estilo de Deus é proximidade, compaixão e ternura.

Caros irmãos e irmãs, que este Sínodo seja um tempo habitado pelo Espírito. Porque precisamos do Espírito, o sopro sempre novo de Deus, que liberta de todo fechamento, revive o que está morto, desata as correntes e espalha alegria.

O Espírito Santo é Aquele que nos guia para onde Deus quer que cheguemos, e não para onde nossas idéias e gostos pessoais nos levarão. O Padre Congar recordou: "Não é necessário construir outra Igreja, mas, em certo sentido, deve-se construir uma Igreja diferente” (Verdadeira e falsa reforma na Igreja, Madrid 2014, 213). Esse é o desafio.

Por uma "Igreja diferente", aberta à novidade que Deus lhe quer indicar, invoquemos o Espírito com mais força e frequência, e estejamos dispostos a ouvi-lo com humildade, caminhando juntos, como Ele - criador de comunhão. e missão - desejos, com docilidade e coragem.

Venha, Espírito Santo. Tu que ergues novas linguagens e põe nos lábios palavras de vida, salva-nos de nos tornarmos Igreja-museu, bela mas muda, com muito passado e pouco futuro.

Venham entre nós, para que na vivência sinodal não nos deixemos dominar pelo desencanto, não diluamos a profecia, não acabemos reduzindo tudo a discussões estéreis.

Venha, Espírito de amor, faça ouvir nossos corações. Venha, Espírito de santidade, renove o santo povo de Deus. Venha, Espírito criativo, renove a face da terra.