quinta-feira, 7 de maio de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 4.ª Semana da Páscoa - Quinta-feira

Evangelho (Jo 13,16-20)

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,16-20

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar'. Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
O AMIGO TRAIDOR - Neste trecho, há algumas lições. A primeira é de humildade e de verdade. Quem nos criou foi Deus. Somos criaturas suas e, portanto, eternamente gratas a Ele. Jesus, Filho de Deus, veio ao mundo para nos indicar o caminho da felicidade, e adverte-nos: "O servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes essas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes" (vv.16 e 17). A segunda diz respeito ao cuidado para não trairmos Jesus. Ora, nós o traímos quando desobedecemos aos seus Mandamentos, principalmente no tocante ao amor aos irmãos. A terceira é prolongamento da segunda. Quando negamos auxílio a um pobre, estamos negando Jesus, conforme Ele nos ensina: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? [...]'. Responderá o Rei: 'Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.' (Mt 25,37.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário