Evangelho (Jo 10,11-18)
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O PASTOR DAS OVELHAS - Jesus se apresenta como sendo o Bom Pastor. A diferença entre um mercenário – que trabalha só por dinheiro – e o Bom Pastor está no fato de que aquele, ao ver o lobo, foge, enquanto este está disposto a enfrentá-lo para defender as ovelhas, e até mesmo a dar a vida por elas. Foi o que realmente Jesus fez por nós. Ele morreu em nosso lugar e reatou a Aliança com o Pai. Por tamanha graça e favor, devemos retribuir-lhe, e também aos nossos irmãos, com nosso amor. O Senhor nos conhece a tal ponto que nos chama pelo nome. Seu amor não se limita a este aprisco; Ele quer estender seu amor a outras ovelhas que ouvirão a sua voz. E nós, será que conhecemos sua voz, que nos chega pelas pessoas que vivem conosco e pelos acontecimentos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário