quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 2ª Semana do Tempo Comum - São Sebastião - Quarta-feira

Evangelho (Mc 3,1-6)

É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6

Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" E perguntou-lhes: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?" Mas eles nada disseram.
Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão". Ele a estendeu e a mão ficou curada.
Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A MÃO RECUPERADA - Mais uma vez, Nosso Senhor pregou o Reino de Deus, ou seja, o Reino do Amor, por meio de suas ações. Infelizmente, seus inimigos, longe de converterem-se a essa doutrina nova, que privilegiava a caridade, a ajuda e o serviço, mantinham-se presos a preceitos e negligenciavam a vida. O Mestre não hesitou em aliviar, em um dia de sábado, o mal de que um homem padecia, pois dava mais importância à vida. Por isso, quando seus discípulos, também em um sábado, debulharam espigas para matar a fome, defendeu-os dizendo: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27). Sua maneira de tratar aquele doente deve servir-nos de exemplo quando nos encontramos com pessoas que excluímos fora, ou mesmo dentro de nossas casas. O Evangelho de São Marcos registrou para nós o que Jesus disse àquele homem: "Vem para o meio" (v. 3). Colocou-o em evidência, tratou-o, dando-lhe a importância que ele tinha (e todas as pessoas têm) como criaturas de Deus. Então, contristado com a dureza dos corações de seus inimigos, curou-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário